O meio ambiente pede a palavra
a análise de textos na construção
e desconstrução de conceitos ecológicos

Cláudia Maria Monteiro de Freitas
(UNIPLI, UNIGRANRIO e FEUDUC)

 

Este trabalho investiga o papel que o texto ocupa ou pode vir a ocupar na construção / desconstrução de conceitos ambientais, imprimindo às práticas pedagógicas da Língua, um caráter mais reflexivo e propulsor de mudanças ecologicamente positivas. Sob os pressupostos teóricos de Bakhtin (1992), Derrida (1973), Freire (1979) e Orlandi (1998), dentre outros, a investigação apresenta o estudo do potencial lingüístico, polifônico e intertextual de algumas expressões orais, gírias, cartazes e textos publicitários que se apropriam de elementos do ecossistema, bem como a possibilidade de construir, discutir e aplicar estratégias mobilizadoras usando o texto como veículo para (re) pensar conceitos ambientais. Alunos do 3.º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Hélio Rangel, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foram sondados em experiências dialógicas de leitura e escrita, na busca de um ambiente mais saudável e justo que todos queremos e sabemos possível.

 

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