O mesmo e o outro do/a professor/a
a relação entre gênero do discurso e suporte
na construção de imagens discursivas
do trabalho docente

Bruno Deusdará (UERJ)

 

Pretendemos discutir, nesta apresentação, a relação entre gênero do discurso e suporte na construção de imagens discursivas do trabalho docente. Nossa hipótese de pesquisa emerge da articulação uma demanda da prática profissional e reflexões teóricas acerca da interface linguagem e trabalho. No cotidiano escolar, o/a professor/a é solicitado/a para atividades que ultrapassam aquela desenvolvida em sala de aula. Será que o/a professor/a trabalha quando comparece a festas da escola, acompanha turma em passeio, ou mesmo conversa na sala de professores? Associamos esta pergunta a uma noção ampliada de situação de trabalho (Rocha, Daher e Sant’Anna, 2002), que nos permite compreender o trabalho docente para além dos limites da sala de aula. Optamos por observar a produção/circulação de discursos no mural da sala de professores. Para problematizar a construção de imagens do trabalho docente, foi necessário recorrer à idéia de que o mural como suporte (mídium) dos discursos não é mera moldura, é antes constitutivo do todo do gênero do discurso (Maingueneau, 2001). A partir da relação entre gênero do discurso e suporte, tem sido possível discutir de que modo diferentes vozes presentes no mural da sala de professores são autorizadas a falar aos professores em situação de trabalho. Além disso, temos podido debater que relações de poder/saber (Foucault, 2004) essas vozes autorizadas têm na construção de imagens do trabalho docente.

 

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