O PEJORATIVO NA SUFIXAÇÃO
PROPOSTA DESCRITIVO-PEDAGÓGICA
PARA O PORTUGUÊS L2

Bruno de Andrade Rodrigues (PUC-Rio)

 

Neste trabalho, apresentamos e discutimos a expressão da pejoratividade nas construções morfológicas sufixais do Português L1, visando ao estabelecimento de um cenário descritivo consistente e à aplicação teórica ao ensino de Português L2.

A fim de que nossa proposta seja assegurada, é necessário considerar a inter-relação entre a língua e a cultura e salientar a influência desta como fator determinante do desenvolvimento da aquisição da primeira. Nesse tocante, assiste ao professor insistir em que a imersão do aprendiz estrangeiro na cultura brasileira, bem como a convivência dele com os brasileiros, contribuem fundamentalmente para o sucesso da aprendizagem da língua. Ademais, o êxito do curso também depende dessa atitude docente.

A atualização da pejoratividade nas construções morfológicas analisadas obedece ao princípio segundo o qual ou a pejoratividade é própria da base, ou o sufixo é responsável por atribuir à base a pejoratividade. Casos há também que a pejoratividade do sufixo soma-se à base.

Esse fenômeno foi contemplado em Frota (1985), cuja proposta teórica é apresentada e discutida. Nosso intento é fornecer um aparato teórico sobre um tópico descritivo do português que não é contemplado pelas gramáticas tradicionais, conquanto haja nessas obras uma ou outra observação sobre o valor pejorativo de certos sufixos; mas, definitivamente, não há um estudo preocupado em apresentar a sistematicidade do fenômeno.

Como não fosse objetivo da autora tratar do assunto investigando a relevância do contexto, demos a conhecer a influência do contexto na interpretação do sentido pejorativo das formações sufixais.

 

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