O SIMBOLISMO
CÉLTICO DAS ÁRVORES E ANIMAIS
NO ALFABETO OGAM
Rilza de Moura Barbosa (UERJ)
Este trabalho tem como finalidade mostrar como a importância dos elementos da natureza influenciaram a elaboração do alfabeto Ogam, dando-se destaque ao simbolismo dos animais e árvores..
O alfabeto céltico Ogam, era utilizado pelos druidas nas práticas de advinhações e mágicas, como forma de comunicação entre os mundos. Devemos dar destaque ao simbolismo das árvores e dos animais quando da elaboração deste alfabeto. Envolto de mistérios, o alfabeto Ogam originou-se no ano de 2.200 a.C encoberto de insondáveis enigmas que permanecem ainda nos dias de hoje.
Chamamos atenção ao simbolismo dos animais e árvores dentro deste alfabeto, uma vez que nem sempre fica claro como um pássaro e a cor correspondentes se enquadram no simbolismo, mas há detalhes deles para a confecção de cada Ogam.
Por que o primeiro OGAM foi escrito em pedaço de vidoeiro? Por que o Faisão representa tal árvore? E por que a letra “B” (Beth) relaciona-se a esses dois elementos? São estes questionamentos que nos propomos a discutir e tentar penetrar um pouco no fascínio deste povo.
Na imensidão da cultura do povo celta, tentamos abordar aqui o simbolismo das árvores e dos animais na confecção do Alfabeto Ogam, fazendo correlações entre estes dois objetos de nosso presente estudo.
........................................................................................................................................................... |
Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos |