O uso do dicionário na sala de aula de
língua
estrangeira:
um exercício
possível de
leitura?
Angela Marina
Chaves Ferreira (UERJ e UGF)
Nosso
objetivo
é discutir, em
princípio, a
função
do dicionário nas aulas
de língua estrangeira, especificamente da
Língua espanhola, com foco na habilidade leitora. Para isto, situamos o dicionário
como um
tipo de obra
multifuncional
que
transcende o papel mais
cotidianamente atribuído a ele de decodificador
da língua. Tomamos,
também, as propostas do
modelo
sócio-interacional de leitura (Não há
necessidade de autores referenciados no resumo) para
sustentar nossa
abordagem. Estamos,
portanto, considerando a leitura, segundo este modelo, como
um
ato comunicativo
e como prática
social, em
que se estabelece uma interação entre
leitor e autor,
a partir de posições
social, política,
histórica e culturalmente marcadas.
Considerando o dicionário
monolíngüe
como um
registro da língua
também marcado
por
tais posições,
nosso foco
de discussão estará centrado da
análise
das definições lexicográficas como um exercício de leitura
interativa. Ao
longo
da pesquisa já
efetuada nesta linha, observamos que as definições evidenciam as marcas
de momento e
lugar
dos interlocutores.
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