O ensino de português nas séries iniciais
Afrânio da Silva Garcia (UERJ)
O presente
trabalho tem por objetivo apresentar algumas idéias do autor sobre como deveria
ser a abordagem do ensino de Língua Portuguesa nas séries iniciais do ensino
fundamental (1ª a 4ª), partindo do pressuposto de que o aluno já esteja
alfabetizado, mas ainda não domine plenamente a textualidade de sua língua.
Faz-se mister distinguir duas estratégias específicas e necessárias para o
desenvolvimento da capacidade lingüística do aluno. Por um lado, o ensino de
português deve compreender um progressivo aprofundamento das habilidades
recém-adquiridas de leitura e escrita, através de leituras cuidadosamente
selecionadas, de modo a ampliar tanto o conhecimento de habilidades de leitura e
decodificação do texto escrito (a face cognitiva do letramento), assim como a
"leitura do mundo" e preparação para o pleno exercício da cidadania. Por outro
lado, ele deve fornecer os princípios básicos da gramaticalização e da distinção
entre registro oral e registro escrito, visando, principalmente, uma melhor
elaboração do texto escrito por parte do aluno, de uma maneira mais clara e
precisa.
Assim sendo, devemos elaborar e precisar, com muito critério, os conteúdos a
serem oferecidos ao alunado nesta fase inicial e crucial do aprendizado do
português, apresentando textos e práticas de leitura e escrita realmente
pertinentes, que desenvolvam o aluno como um todo pensante, falante e
escrevente, assim como dotá-lo de noções teóricas e saberes que o habilitem a se
comunicar em qualquer nível de linguagem, inclusive e principalmente o nível
culto - da ciência e da intelectualidade.
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