Operadores argumentativos
uma proposta produtiva de ensino

Hayla Thami da Silva (UFRJ),
Michelli Bastos Ferreira (UFRJ),
Maria Aparecida Lino Pauliukonis (UFRJ)

 

Objetiva-se, neste trabalho, propor, por meio de atividades, um ensino reflexivo e produtivo das estratégias de subordinação adverbial através de conectores em português, visando sensibilizar os alunos para a importância de seu papel na argumentação. As atividades sugeridas foram desenvolvidas nas aulas do curso de Oficina de Língua Portuguesa do projeto de extensão intitulado Curso de línguas aberto à comunidade (CLAC), da Faculdade de Letras da UFRJ. O enfoque deste curso permite uma abordagem discursiva do emprego de conectores, que leva em consideração o contexto pragmático em que as sentenças são proferidas. Acredita-se que, com este olhar, os alunos estarão aptos a aprimorar a sua capacidade de análise e utilização da língua nas diferentes situações de comunicação em que se inserem diariamente.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos