TEXTOS COMPLETOS DO XI SINEFIL



30 de abril de 2019: data limite para o envio de textos completos para a publicação nos Anais
(NÃO SERÃO RECEBIDOS TEXTOS APÓS ESSA DATA)

PRÉ-EDIÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS DO XI SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS


  17 textos completos

Atualizado em  22/04 /19


A ANÁLISE DO DISCURSO EM TORNO DA FIGURA DO PROFESSOR: AS RELAÇÕES DE PODER NA ESCOLA

Patricia Christina dos Reis (UFMG e UEA)


A ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Roberta Santana Barroso (UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Edilaine da Silva Freitas (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF)


A CONTRIBUIÇÃO DE VÍDEOS PEDAGÓGICOS PARA A AMPLIAÇÃO DE VOCABULÁRIO DE UM ADOLESCENTE AUTISTA: ESTUDO DE CASO

Fabrízia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Danielle Rodrigues Miranda Sales (UENF) e Manuela Gomes Rangel de Paula (UENF)


A DISLEXIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA EDUCACIONAL

Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF), Dhienes Charla Ferreira Tinoco (UENF), Adriana Abreu Silva Erthal (IBE/FACEL) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)


A LEITURA LITERÁRIA “NA TERRA DOS HERÉOS”: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO DA LITERATURA CAMPISTA NAS ESCOLAS DE CAMPOS

Williane de Sá Marques (UENF)


A RECORRÊNCIA DO ROTACISMO COMO ELEMENTO FONÉTICO AFRICANO NA PRONÚNCIA DO CAMPISTA NATIVO: UMA PESQUISA DE CAMPO INDICIAL

Neilda da Cunha Alves Ferro (UENF) e Thiago Soares de Oliveira (UENF)



A TERMINOLOGIA COMO BASE PARA UM DICIONÁRIO LINGUÍSTICO-GRAMATICAL

José Pereira da Silva (UERJ)


APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA E ERROS: UMA BREVE VISÃO DIACRÔNICA

Gustavo Estef Lino da Silveira (UERJ)

AQUISIÇÃO OU APRENDIZAGEM DE UMA SEGUNDA LÍNGUA: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE CONCEITOS-CHAVE PARA O ENSINO DE LÍNGUAS

Gustavo Estef Lino da Silveira (UERJ)

ARMANDO CARDOSO E A OBRA DE ANCHIETA, À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

Leonardo Ferreira Kaltner(UFF)

BASES PARA UMA TERMINOLOGIA GERAL DE LINGUÍSTICA E LETRAS

José Pereira da Silva (UERJ)


DESSACRALIZAÇÃO DO COSMOS EM “DOM CASMURRO”, DE MACHADO DE ASSIS

Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Raquel França Freitas (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF) e Vyvian França Souza Gomes (UENF)


ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DE VENDEDORES EM ÔNIBUS: TEORIA SEMIOLINGUÍSTICA, ETHOS, POSICIONAMENTO E INTERPELAÇÃO

Marcello Riella Benites (UENF), Sérgio Arruda de Moura (UENF) e Adriana Corrêa Porto (FSMA)

LIVRO DIDÁTICO, GÊNEROS TEXTUAIS E HABILIDADE COMUNICATIVA: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Laís Teixeira Lima, Eliana Crispim França Luquetti, Carlos Henrique Medeiros de Souza e MauricioColi Bernardes


O CLÍTICO E SEUS PADRÕES DE USO: UMA ANÁLISE INDICIAL A PARTIR DE TEXTO ARGUMENTATIVO UTILIZADO EM VESTIBULAR PARA INGRESSO NA LICENCIATURA EM LETRAS DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Rudmar Marques de Castro (IFF) e Thiago Soares de Oliveira (IFF)


SAUSSURE NO DIVÃ: AS RELAÇÕES ENTRE A LINGUÍSTICA E A PSICANÁLISE DE LACAN

Robert Rizzo Miranda da Silva (UENF)

UMA BREVE DEMONSTRAÇÃO DE CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E ANÁLISE DA EFETIVIDADE DA LEI MARIA DA PENHA FRENTE À REALIDADE BRASILEIRA

Raquel Veggi Moreira (UENF), Carla Bittencourt Felício (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF), Ieda Tinoco Boechat (UENF) e Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro (UENF)