QUARTA-FEIRA, DIA 3 DE ABRIL DE 2019
|
A partir das 8h, do dia 3/04/2019
ANFITEATRO
RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO DOS CONGRESSISTAS E NOVAS
INSCRIÇÕES
Das 9h 30min às 10h, do dia 3/04/2019
SESSÃO DE ABERTURA
Serão dadas as
boas-vindas aos congressistas pela Direção
do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos,
representada pelo Prof. Dr. José Mario Botelho, e pela Direção
da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), representada pela Profª Ma
Eliana Crispim França Luquetti – Coordenadora Local
do XI SINEFIL.
|
|
Das 10h às 12h,
do dia 3/04/2019
ANFITEATRO
Primeira Palestra (Abertura)
(Sob a coordenação da Profª Drª Anne Caroline de Morais Santos)
“Contribuição de Mattos e Silva para os estudos
de história da língua portuguesa” – Prof. Dr. José
Mario Botelho (FFP-UERJ e ABRAFIL)
|
|
Das 12h às 13h,
do dia 3/04/2019
ALMOÇO
|
|
Das 13h às 14h 30min, do dia 3/04/2019
ANFITEATRO
Primeira
Aula-conferência
“A literatura em tempos de cólera” – Profª Drª Anne Caroline de Morais Santos (UVA)
|
|
Das 14h 30min às 16h, do dia 3/04/2019
ANFITEATRO
Segunda
Aula-conferência
“Bases para uma terminologia geral de linguística
e letras” – Prof. Dr. José Pereira da Silva (UERJ)
|
|
Das 16h às 18h, do dia 3/04/2019
ANFITEATRO
Grupo de Comunicações 1
(Sob a coordenação do Profª Mª Patricia Christina dos Reis)
a) “A análise do discurso em torno da figura
do professor: as relações de poder na escola” – Patricia Christina
dos Reis (UFMG)
b) “O papel da mídia na formação crítica do aluno: discursos de
representatividade presentes nos canais dos youtubers” – Vilma
vaz monteiro (UFPA)
c) “A multimodalidade no contexto da nova
BNCC: considerações sobre ensino e tecnologia” –
Adriene Ferreira de Mello (UNIFSJ), Joane
Marieli Pereira Caetano (UNIFSJ) e Carlos Henrique
Medeiros de Souza (UNIFSJ)
d) “Análise contrastiva: a Base Nacional
Comum Curricular e a sala de aula de língua inglesa” –
Lorena dos Santos Sotinho (UNIFSJ)
Laís Teixeira Lima (UNIFSJ), Maria Blanc Figueira (UNIFSJ) e Vitório Degli Esposti Gualandi
(UNIFSJ)
e) “Metodologias ativas e English for Specific
Purposes: uma experiência sobre autonomia e aprendizagem” – Rafaela
Sepulveda Aleixo Lima (UENF), Laís
Teixeira Lima (UENF) e Victor Ribeiro Lima (UENF)
|
|
Das 16h às 18h, do dia 3/04/2019
Sala 1
Grupo de Comunicações 2
(Sob a coordenação do Profª Drª Eliana Crispim
França Luquett)
a) “Livro didático, gêneros textuais e habilidade comunicativa: uma
análise das concepções de professores de língua inglesa da rede pública de
ensino” – Laís
Teixeira Lima (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF), Cristiana
Barcelos das Silva (UENF), Mauricio
Coli Bernardes (UENF) e Eliana
Crispim França Luquetti (UENF)
b) “Comunicação como desafio profissional” – Ana Karina
Mendonça de Souza (UENF)
c) “Uma
proposta metodológica para análise fílmica em newspaper movies” – Vitor Luiz Menezes Gomes (UENF)
d) “O clítico
e seus padrões de uso: uma análise indicial a partir de texto argumentativo
utilizado em vestibular para ingresso na licenciatura em letras do instituto federal
fluminense” – Rudmar
Marques de Castro (UENF) e Thiago Soares de Oliveira (UENF)
e) “Saussure no divã: as relações entre a
linguística e a psicanálise de Lacan” – Robert Rizzo Miranda da
Silva (UENF)
|
|
Das 16h às 18h, do dia 3/04/2019
Sala 2
Grupo de Comunicações 3
(Sob a coordenação do Profª Mª Luciana
da Silva Almeida)
a) “Livro didático de alfabetização e letramento: incompatibilidade
com a formação docente” – Luciana
da Silva Almeida (UENF) e Rysian Lohse Monteiro (UENF)
b) “O lugar da mulher na pesca artesanal” – Ari Gonçalves Neto (UENF), Ana Carolina de Oliveira Lyrio (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
c) “A face oculta do estresse
sobre a síndrome de Burnout: uma análise sobre os discursos dos profissionais
de Educação Infantil da rede privada” – Cecília Calabaide (UENF), Ana Carolina de
Oliveira Lyrio (UENF) e Ari Gonçalves Neto (UENF)
d) “Alguns conceitos e
contribuições de Pierre Bourdieu no campo educacional” – Ana
Carolina de Oliveira Lyrio (UENF), Cecília
Calabaide (UENF) e Ari Gonçalves Neto (UENF)
e) “Uma breve demonstração de casos
de violência contra a mulher e análise da efetividade da Lei Maria da Penha
frente às realidades brasileiras” – Raquel
Veggi Moreira (UENF), Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro (UENF), Ieda
Tinoco Boechat (UENF) e Carla Bittencourt Felício (UENF)
|
|
Das 16h às 18h, do dia 3/04/2019
Sala 3
Grupo de Comunicações 4
(Sob a coordenação do Prof.
Dr. Sandro Reis Rocha Barros)
a) “A sociolinguística aplicada a métodos de avaliação
de projetos sociais no setor de saúde” – Sandro Reis Rocha Barros (UENF), Osvaldo
Reis do Masculino Barros (UENF), Renato Faria da Gama (UENF) e Alessandra Rocha
Melo (UENF)
b) “A política do armamento da sociedade e sua contradição
à luz da análise filológica nos textos bíblicos” – Renato Faria
da Gama (UENF), Sandro Reis Rocha Barros (UENF), Alonso Castro Colares Junior (UENF), Alessandra
Rocha Melo (IFF) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)
c) “Os entraves ao acesso à justiça em decorrência da utilização do jurídiquês” – Cecília Candido da Silva (UENF), Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Oswaldo Moreira Ferreira (UENF)
d) “Evolução da escrita e linguagem no monitor campista” – Liliane
Barreto Alves (UENF)
e) “A atuação psicodagógica no processo de ensino–aprendizagem” – Roberta Santana Barroso (UENF), Edilaine da Silva Freitas (UENF), Sinthia
Moreira Silva Ribeiro (UENF) e Clodoaldo Sanches Fófano (UENF)
|
|
Das 18h às 20h, do dia 3/04/2019
ANFITEATRO
Grupo de Comunicações 5
(Sob a coordenação do Profª Drª Eliana Crispim
França Luquett)
a) “Ensino de
ciências e a transformação da linguagem científica em linguagem de fácil entendimento
para educando”
– Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), Juliete Maganha Silva (UENF) e Eliana Crispim
França Luquetti (UENF)
b) “Formação inclusiva no Curso de Pedagogia: uma urgência
da sociedade contemporânea” – Talita da Silva Ernesto (UENF) e Cecília
Cordeiro Burla de Aguiar Nicolau (UENF)
c) “A
leitura literária ‘Na terra dos heréos’: uma proposta de inserção da literatura
campista nas escolas de Campos” – Williane de Sá Marques (UENF)
d) “Os conectivos pronome
relativo 'que', preposição e conjunção em O idioma nacional na Escola Secundária (1935), de Antenor Nascentes” – Janaina Fernanda de Oliveira Lopes
(UFF)
|
|
Das 18h às 20h, do dia 3/04/2019
Sala1
Grupo de Comunicações 6
(Sob a coordenação do Prof.Dr.
Leonardo Ferreira Kaltner )
a) “Armando Cardoso e a obra de anchieta, à luz da historiografia
linguística” – Leonardo
Ferreira Kaltner (UFF)
b) “Aprendizagem de segunda língua e erros: uma breve
visão diacrônica” – Gustavo
Estef Lino da Silveira (UERJ)
c) “Aquisição ou aprendizagem de uma segunda língua:
reflexões teóricas sobre conceitos-chave para o ensino de línguas estrangeiras” – Gustavo Estef Lino da Silveira (UERJ)
d) “Carimbó: identidade, representatividade e
resistência na cultura paraense” – Vilma
Vaz Monteiro (UFPA)
e) “Entre o tradicional e o moderno: o outro lado da
narrativa mitológica a partir da análise do conto “Boto”, de Franciorlys Viana,
e a “Lenda do boto” na cultura popular”
– Vilma vaz monteiro (UFPA)
|
|
|
Das 18h às 20h, do dia 3/04/2019
Sala3
Grupo de Comunicações 8
(Sob a coordenação da Profª Drª Fernanda Rodrigues Guedes Gomes)
a) “Processo
de aprendizagem: o fracasso escolar no processo de ensino-aprendizagem sob o
olhar psicopedagógico e interdisciplinar”
– Fernanda
Rodrigues Guedes Gomes (UENF)
b) “O texto e o contexto: “olhos d’água”, de conceição
evaristo vai à escola pública” – Paolla dos Santos Souza (UENF) e Carlos
Henrique Med (UENF)
c)
“Reflexões sobre as possibilidades de atuação do psicopedagogo institucional e
o processo de inclusão escolar” – Ana Luiza Barcelos Ribeiro (UENF) e Bianka
Pires André (UENF)
d) “Educação inclusiva sob a perspectiva de um olhar
multidisciplinar” – Cássia da França
Gomes Baptista (UENF), Fernada Castro Manhães (UENF), Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto
de Souza (UENF) e Sebastião Duarte Dias (UENF)
|
|
QUINTA-FEIRA, DIA 4 DE ABRIL DE 2019
|
Das 10h às 12h, do dia 4/04/2019
ANFITEATRO
Primeira
dupla de Palestras
(Sob a coordenação do Prof. Dr. José Mario Botelho)
a) “Pensando a inovação: abordagens, cultura digital e desafios
educacionais” – Prof. Dr. Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRARIO)
b) “O viés cognitivista da pesquisa em Linguística Funcional” – Profª Drª Mariangela Rios de Oliveira (UFF)
|
|
Das 12h às 13h, do
dia 4/04/2019
ALMOÇO
|
|
Das 13h às 14h 30min,
do dia 4/04/2019
ANFITEATRO
Terceira
Aula-conferência
“A linguagem híbrida na Poesia Visual de Tchello
d’Barros” – Profª Drª Renata da Silva de Barcellos (UNICARIOCA)
|
|
Das 14h 30min às 15h,
do dia 4/04/2019
ANFITEATRO
Sessão de Condecoração
Sessão de
condecoração, sob a presidência do Prof. Dr. José Mario Botelho, em que o Prof.
Dr. Bruno
Fregni Bassetto será condecorado pelo Círculo Fluminense
de Estudos Filológicos e Linguísticos com a Medalha Serafim da Silva Neto de
Destaque em Filologia em 2018 e a Profª Drª Maria Helena de
Moura Neves será condecorada com a
Medalha Serafim da Silva Neto de Destaque em Linguística em 2018.
|
|
Das 15h às 17h, do dia 4/04/2019
ANFITEATRO
Grupo de
Comunicações 9
(Sob a coordenação da Profª Drª Dayse Sampaio Lopes Borges)
a) “Música e intertextualidade: diálogos, cantos e
(en)cantos da Música Popular Brasileira com os conteúdos disciplinares” – Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF)
b) “Música popular
brasileira como estratégia para divulgação de conceitos científicos” – Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF)
c) “Iconicidade e arbitrariedade na LIBRAS: uma análise
semiótica” – Jessica
Rabelo Nascimento (UFMS) e Karine de Albuquerque de Negreiros (UFMS)
d) “Percurso gerativo de sentido na charge sobre a LIBRAS” – Jessica Rabelo Nascimento (UFMS)
e) “O testamento vital como instrumento de
proteção para o enfermo em estado terminal” – Larissa de Paula
Ferreira (UENF), Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF), Juliana da
Conceição Sampaio Lóss (UENF), Raquel Veggi Moreira (UENF)
|
|
Das 15h às 17h, do dia 4/04/2019
SALA 1
Grupo de
Comunicações 10
(Sob a coordenação do Prof. Dr. Thiago Soares de Oliveira)
a) “A recorrência do rotacismo como elemento
fonético africano na pronúncia do campista nativo: uma pesquisa de campo
indicial” – Neilda
da Cunha Alves Ferro (UENF) e Thiago Soares de Oliveira (UENF)
b) “O saber docente e
a prática pedagógica na escola e em língua portuguesa: interação, criatividade
e experiência” – Moacir dos Santos da Silva (UCP-RJ)
c) “Um relato de caso sobre comunicação por meio de imagens
e tecnologia: a voz que o transtorno do espectro autista não cala” – Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF) e Ana Paula S. Andrade Jorge
(UENF)
d) “Um olhar étnico-racial
nas práticas de ensino de língua portuguesa: a construção identitária e
discursiva” – Katiuscia Lucas
Severino (FFP-UERJ)
e) “Diferenças e diversidade: a língua como forma de preconceito” – Juliete Maganha Silva (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
|
|
Das 15h às 17h, do dia 4/04/2019
Sala 2
Grupo de
Comunicações 11
(Sob a coordenação do Prof. Dr. Clodoaldo Sanches Fófano)
a) “Dessacralização do cosmos em “Dom Casmurro”, de Machado de Assis” – Clodoaldo Sanches Fófano (UENF), Sonia Maria da
Fonseca Souza (UENF), Vyvian França Souza Gomes Muniz (UENF) e Raquel França
Freitas (UENF)
b) “Estratégias para a aprendizagem de leitura em língua inglesa” – Sonia
Maria da Fonseca Souza (UENF), Clodoaldo Sanches Fófano (UENF), Lucas Capita
Quarto (UENF), Vyvian França Souza Gomes Muniz (UENF) e Raquel França Freitas
(UENF) c) “A Importância da Curricularizaçao da extensão no
processo de formação discente” – João Batista da Silva Santos (UENF), Jaqueline Maria de Almeida (UENF), Liz Daiana Tito Azeredo (UENF) e Aline Peixoto
Vilaça Dias (UENF)
d) “Crenças disfuncionais de familiares de adictos a álcool em tratamento” –
Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF), Larissa
de Paula Ferreira (UENF), Raquel Veggi Moura (UENF), Rosalee dos Santos Crespo
Istoe (UENF) e Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF)
e) “A educação na dificuldade de aprendizagem” – Hildeliza Lacerda
Tinoco Boechat Cabral (UENF), Andréa Leonardo de Freitas Pereira (UENF), Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF) e Larissa
de Paula Ferreira (UENF)
|
|
Das 15h às 17h, do dia 4/04/2019
SALA 3
Grupo de
Comunicações 12
(Sob a coordenação da Profª Mª Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias)
a) “O uso da tecnologia no processo
de alfabetização de um autista: estudo de caso” – Fabrizia
Miranda de Alvarenga Dias (UENF) e Danielle Rodrigues Miranda Sales (UNESA)
b) “A contribuição de vídeos pedagógicos para a
ampliação de vocabulário de um adolescente autista: estudo de caso” – Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Danielle Rodrigues Miranda Sales (UENF) e Manuela Gomes Rangel de
Paula (UNESA)
c) “Os fatores positivos e negativos que influenciam o ensino de biologia” – Aline Peixoto
Vilaça Dias (UENF), João Batista da Silva Santos (UENF) e Eliana Crispim França
Luquetti (UENF)
d) “O conceito de rizoma e os estudos filológicos na
contemporaneidade: possíveis contribuições do pensamento de Gilles Deleuze e
Félix Guattari” – Tereza Cristina
Damásio Cerqueira (UFBA)
e) “Estratégias discursivas de pedintes e vendedores
em ônibus” – Marcello
Riella Benites (UENF), Sérgio Arruda de Moura (UENF) e Adriana Corrêa Porto (UENF)
|
|
Das 17h às 18h, do dia 4/04/2019
ANFITEATRO
SESSÃO
DE PÔSTERES E LANÇAMENTO DE LIVROS
PÔSTERES
(Sob a coordenação da Profª Drª Renata da Silva de Barcellos)
Pôster 01 – “Moodle: uma revisão de mapeamento sistemático
com auxílio do R e da biblioteca bibliometrix” – Cristiano Manhães
de Oliveira (UENF) e Edson
Terra Azevedo Filho (UENF)
Pôster 02 – “Utilização do ava Moodle e suas contribuições no processo
de ensino–aprendizagem: um relato de experiência da plataforma em uma disciplina
de ciências humanas voltada à saúde” – José Carlos Chaguri Júnior (UENF)
e Marcelo David Siliprande (UENF)
Pôster 03 – “Autoestima alimentada por “likes”: uma análise sobre a influência da
indústria cultural na busca pela beleza e o protagonismo da imagem nas redes
sociais” – Priscila Barbosa
Brunelli (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF) e Pauline Aparecida
Ildefonso Ferreira da Silva (UENF
SESSÃO DE LANÇAMENTOS E AUTÓGRAFOS DE LIVROS
(Sob a coordenação do Prof. Dr. José Pereira da Silva)
a) BARCELLOS, Renata da Silva
de. Barcellos
em prosa e verso com participação de Lucien Gilbert. Rio de Janeiro:
Autografia, 2018.
b)
BOTELHO, José Mario. Pequeno
dicionário de latim-português. 3. ed. rev.
e ampl. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.
c) MAROUZEAU, Jules. A
ordem das palavras em latim. Tradução de José
Mario Botelho. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.
d) MOITINHA,
Márcio Luiz. Gramática
latina. 2. ed. São Gonçalo: Edição do autor, 2017.
e) SILVA.
José Pereira da. Para
uma toponímia de Dom Cavati (MG). Rio de Janeiro: Autografia, 2017.
f) ______ (Org.). A
herança de Ferdinand de Saussure. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.
g) ______. (Org.). A
sociolinguística: trabalhos de linguística
aplicada ao ensino de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.
h) WIEDEMAR, Marcos Luiz. Estudos linguísticos contemporâneos: questões e tendências. Rio de Janeiro: Autografia, 2019.
|
|
Das 18h às 19h, do
dia 4/04/2019
ANFITEATRO
Quarta
Palestra (Encerramento)
(Sob a coordenação do Prof. Dr. José Mario Botelho)
“A terminologia como base para um dicionário linguístico-gramatical” – Prof.
Dr. José Pereira da Silva (UERJ)
|
|
Das 19h às 20h, do
dia 4/04/2018
ANFITEATRO
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Com um coffee break e música ao vivo.
|
|
|