PROGRAMAÇÃO DEFINITIVA DO
XI SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS
Em homenagem a Rosa Virgínia Barreto de Mattos Oliveira e Silva

Atualizada em 1º / 04 / 2019

                                                                                                                                                              

QUARTA-FEIRA, DIA 3 DE ABRIL DE 2019

A partir das 8h, do dia 3/04/2019

ANFITEATRO

RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO DOS CONGRESSISTAS E NOVAS INSCRIÇÕES

Das 9h 30min às 10h, do dia 3/04/2019

SESSÃO DE ABERTURA

Serão dadas as boas-vindas aos congressistas pela Direção do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, representada pelo Prof. Dr. José Mario Botelho, e pela Direção da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), representada pela Profª Ma Eliana Crispim França Luquetti – Coordenadora Local do XI SINEFIL.

 

Das 10h às 12h, do dia 3/04/2019

ANFITEATRO

Primeira  Palestra (Abertura)

(Sob a coordenação da Profª Drª Anne Caroline de Morais Santos)


  Contribuição de Mattos e Silva para os estudos de história da língua portuguesa Prof. Dr. José Mario Botelho (FFP-UERJ e ABRAFIL)





Das 12h às 13h, do dia 3/04/2019
ALMOÇO


Das 13h às 14h 30min, do dia 3/04/2019

ANFITEATRO

Primeira Aula-conferência

A literatura em tempos de cólera – Profª Drª Anne Caroline de Morais Santos (UVA)




Das 14h 30min às 16h, do dia 3/04/2019

ANFITEATRO

Segunda Aula-conferência

Bases para uma terminologia geral de linguística e letras – Prof. Dr. José Pereira da Silva (UERJ)


 

Das 16h às 18h, do dia 3/04/2019

ANFITEATRO

Grupo de Comunicações 1

(Sob a coordenação do Profª Mª Patricia Christina dos Reis)

a) A análise do discurso em torno da figura do professor: as relações de poder na escola” – Patricia Christina dos Reis (UFMG)

b) O papel da mídia na formação crítica do aluno: discursos de representatividade presentes nos canais dos youtubers – Vilma vaz monteiro (UFPA)

c) A multimodalidade no contexto da nova BNCC: considerações sobre ensino e tecnologia” – Adriene Ferreira de Mello (UNIFSJ), Joane Marieli Pereira Caetano (UNIFSJ) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UNIFSJ)

d) Análise contrastiva: a Base Nacional Comum Curricular e a sala de aula de língua inglesa” – Lorena dos Santos Sotinho (UNIFSJ)
Laís Teixeira Lima (UNIFSJ), Maria Blanc Figueira (UNIFSJ) e Vitório Degli Esposti Gualandi (UNIFSJ)

e) “Metodologias ativas e English for Specific Purposes: uma experiência sobre autonomia e aprendizagem” – Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF), Laís Teixeira Lima (UENF) e Victor Ribeiro Lima (UENF)

 

Das 16h às 18h, do dia 3/04/2019

Sala 1

Grupo de Comunicações 2

(Sob a coordenação do Profª Drª Eliana Crispim França Luquett)

a) “Livro didático, gêneros textuais e habilidade comunicativa: uma análise das concepções de professores de língua inglesa da rede pública de ensino”Laís Teixeira Lima (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF), Cristiana Barcelos das Silva (UENF), Mauricio Coli Bernardes (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

b) Comunicação como desafio profissional” – Ana Karina Mendonça de Souza (UENF)

c) “Uma proposta metodológica para análise fílmica em newspaper movies– Vitor Luiz Menezes Gomes (UENF)

d) “O clítico e seus padrões de uso: uma análise indicial a partir de texto argumentativo utilizado em vestibular para ingresso na licenciatura em letras do instituto federal fluminense”Rudmar Marques de Castro (UENF) e Thiago Soares de Oliveira (UENF)

e) “Saussure no divã: as relações entre a linguística e a psicanálise de Lacan” – Robert Rizzo Miranda da Silva (UENF)


Das 16h às 18h, do dia 3/04/2019

Sala 2

Grupo de Comunicações 3

(Sob a coordenação do Profª Mª Luciana da Silva Almeida)

a) “Livro didático de alfabetização e letramento: incompatibilidade com a formação docente –  Luciana da Silva Almeida (UENF) e Rysian Lohse Monteiro (UENF)

b) “O lugar da mulher na pesca artesanal” – Ari Gonçalves Neto (UENF), Ana Carolina de Oliveira Lyrio (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)

c) “A face oculta do estresse sobre a síndrome de Burnout: uma análise sobre os discursos dos profissionais de Educação Infantil da rede privada”Cecília Calabaide (UENF), Ana Carolina de Oliveira Lyrio (UENF) e Ari Gonçalves Neto (UENF)

d) “Alguns conceitos e contribuições de Pierre Bourdieu no campo educacional”Ana Carolina de Oliveira Lyrio (UENF), Cecília Calabaide (UENF) e Ari Gonçalves Neto (UENF)

e) “Uma breve demonstração de casos de violência contra a mulher e análise da efetividade da Lei Maria da Penha frente às realidades brasileiras”Raquel Veggi Moreira (UENF),  Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro (UENF), Ieda Tinoco Boechat (UENF) e Carla Bittencourt Felício (UENF)


Das 16h às 18h, do dia 3/04/2019

Sala 3

Grupo de Comunicações 4

(Sob a coordenação do Prof. Dr. Sandro Reis Rocha Barros)

a) “A sociolinguística aplicada a métodos de avaliação de projetos sociais no setor de saúde” – Sandro Reis Rocha Barros (UENF), Osvaldo Reis do Masculino Barros (UENF), Renato Faria da Gama (UENF) e Alessandra Rocha Melo (UENF)

b) “A política do armamento da sociedade e sua contradição à luz da análise filológica nos textos bíblicos” – Renato Faria da Gama (UENF), Sandro Reis Rocha Barros (UENF),  Alonso Castro Colares Junior (UENF), Alessandra Rocha Melo (IFF) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)

c) “Os entraves ao acesso à justiça em decorrência da utilização do jurídiquês” – Cecília Candido da Silva (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Oswaldo Moreira Ferreira (UENF)

d) Evolução da escrita e linguagem no monitor campista” – Liliane Barreto Alves (UENF)

e) “A atuação psicodagógica no processo de ensino–aprendizagem”Roberta Santana Barroso (UENF), Edilaine da Silva Freitas (UENF), Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF) e Clodoaldo Sanches Fófano (UENF)


Das 18h às 20h, do dia 3/04/2019

ANFITEATRO

Grupo de Comunicações 5

(Sob a coordenação do Profª Drª Eliana Crispim França Luquett)

a) “Ensino de ciências e a transformação da linguagem científica em linguagem de fácil entendimento para educando” – Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), Juliete Maganha Silva (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

b) Formação inclusiva no Curso de Pedagogia: uma urgência da sociedade contemporânea” – Talita da Silva Ernesto (UENF) e Cecília Cordeiro Burla de Aguiar Nicolau (UENF)

c) “A leitura literária ‘Na terra dos heréos’: uma proposta de inserção da literatura campista nas escolas de Campos” – Williane de Sá Marques (UENF)

d) “Os conectivos pronome relativo 'que', preposição e conjunção em O idioma nacional na Escola Secundária (1935), de Antenor Nascentes” – Janaina Fernanda de Oliveira Lopes (UFF)


Das 18h às 20h, do dia 3/04/2019

Sala1

Grupo de Comunicações 6

(Sob a coordenação do Prof.Dr. Leonardo Ferreira Kaltner )


a) Armando Cardoso e a obra de anchieta, à luz da historiografia linguística”Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

b) Aprendizagem de segunda língua e erros: uma breve visão diacrônica”Gustavo Estef Lino da Silveira (UERJ)

c) Aquisição ou aprendizagem de uma segunda língua: reflexões teóricas sobre conceitos-chave para o ensino de línguas estrangeiras”Gustavo Estef Lino da Silveira (UERJ)

d) Carimbó: identidade, representatividade e resistência na cultura paraense” – Vilma Vaz Monteiro (UFPA)

e)
Entre o tradicional e o moderno: o outro lado da narrativa mitológica a partir da análise do conto “Boto”, de Franciorlys Viana, e a “Lenda do boto” na cultura popular” – Vilma vaz monteiro (UFPA)


Das 18h às 20h, do dia 3/04/2019

Sala2

Grupo de Comunicações 7

(Sob a coordenação da Profª Mª Cristiana Barcelos da Silva)

a) “Desenvolvimento da linguagem oral na educação infantil”Cristiana Barcelos da Silva (UENF) e Jackeline Barcelos Corrêa (UENF)

b) A dislexia no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita: considerações sobre a prática educacional”Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF), Dhienes Charla Ferreira Tinoco (UENF) e Adriana Abreu Silva Erthal (UENF)

c) “A variação linguística na sala de aula: contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa” Juliete Maganha Silva (UENF)

d) “Do burocratês à popularização da informação: a sociologia de poder explicando a linguagem cidadã” Humberto Fernandes (UENF)

e) “Mediação escolar e inclusão: uma perspectiva dialógica no processo de ensino–aprendizagem” – Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF), Fernada Castro Manhães (UENF), Sebastião Duarte Dias (UENF) e Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF)



Das 18h às 20h, do dia 3/04/2019

Sala3

Grupo de Comunicações 8

(Sob a coordenação da Profª Drª Fernanda Rodrigues Guedes Gomes)

a) “Processo de aprendizagem: o fracasso escolar no processo de ensino-aprendizagem sob o olhar psicopedagógico e interdisciplinar”Fernanda Rodrigues Guedes Gomes (UENF)

b) “O texto e o contexto: “olhos d’água”, de conceição evaristo vai à escola pública” – Paolla dos Santos Souza (UENF) e Carlos Henrique Med (UENF)

c) “Reflexões sobre as possibilidades de atuação do psicopedagogo institucional e o processo de inclusão escolar” – Ana Luiza Barcelos Ribeiro (UENF) e Bianka Pires André (UENF)

d) “Educação inclusiva sob a perspectiva de um olhar multidisciplinar”Cássia da França Gomes Baptista (UENF), Fernada Castro Manhães (UENF), Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF) e Sebastião Duarte Dias (UENF)


 


QUINTA-FEIRA, DIA 4 DE ABRIL DE 2019


Das 10h às 12h, do dia 4/04/2019


ANFITEATRO

Primeira dupla de Palestras

(Sob a coordenação do Prof. Dr. José Mario Botelho)

a) “Pensando a inovação: abordagens, cultura digital e desafios educacionais” Prof. Dr. Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRARIO)

b) O viés cognitivista da pesquisa em Linguística Funcional”  Profª Drª Mariangela Rios de Oliveira (UFF)



Das 12h às 13h, do dia 4/04/2019

ALMOÇO


Das 13h às 14h 30min, do dia 4/04/2019

ANFITEATRO

Terceira Aula-conferência

A linguagem híbrida na Poesia Visual de Tchello d’Barros Profª Drª Renata da Silva de Barcellos (UNICARIOCA)

 

Das 14h 30min às 15h, do dia 4/04/2019

ANFITEATRO

Sessão de Condecoração

Sessão de condecoração, sob a presidência do Prof. Dr. José Mario Botelho, em que o Prof. Dr. Bruno Fregni Bassetto  será condecorado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos com a Medalha Serafim da Silva Neto de Destaque em Filologia em 2018 e a Profª Drª Maria Helena de Moura Neves será condecorada com a Medalha Serafim da Silva Neto de Destaque em Linguística em 2018.


 

Das 15h às 17h, do dia 4/04/2019

ANFITEATRO

Grupo de Comunicações 9

(Sob a coordenação da Profª Drª Dayse Sampaio Lopes Borges)


a) Música e intertextualidade: diálogos, cantos e (en)cantos da Música Popular Brasileira com os conteúdos disciplinares”Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF)

b) Música popular brasileira como estratégia para divulgação de conceitos científicos”Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF)

c) Iconicidade e arbitrariedade na LIBRAS: uma análise semiótica”Jessica Rabelo Nascimento (UFMS) e Karine de Albuquerque de Negreiros (UFMS)

d) Percurso gerativo de sentido na charge sobre a LIBRAS”Jessica Rabelo Nascimento (UFMS)

e) O testamento vital como instrumento de proteção para o enfermo em estado terminal”Larissa de Paula Ferreira (UENF), Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF), Raquel Veggi Moreira (UENF)



Das 15h às 17h, do dia 4/04/2019


SALA 1

Grupo de Comunicações 10


(Sob a coordenação do Prof. Dr. Thiago Soares de Oliveira)


a) A recorrência do rotacismo como elemento fonético africano na pronúncia do campista nativo: uma pesquisa de campo indicial” Neilda da Cunha Alves Ferro (UENF) e Thiago Soares de Oliveira (UENF)

b) “O saber docente e a prática pedagógica na escola e em língua portuguesa: interação, criatividade e experiência”
Moacir dos Santos da Silva (UCP-RJ)

c) Um relato de caso sobre comunicação por meio de imagens e tecnologia: a voz que o transtorno do espectro autista não cala”Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF) e Ana Paula S. Andrade Jorge (UENF)

d) Um olhar étnico-racial nas práticas de ensino de língua portuguesa: a construção identitária e discursivaKatiuscia Lucas Severino (FFP-UERJ)


e) “Diferenças e diversidade: a língua como forma de preconceitoJuliete Maganha Silva (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)




Das 15h às 17h, do dia 4/04/2019

Sala 2

Grupo de Comunicações 11

(Sob a coordenação do Prof. Dr. Clodoaldo Sanches Fófano)

a) Dessacralização do cosmos em “Dom Casmurro”, de Machado de Assis”Clodoaldo Sanches Fófano (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF), Vyvian França Souza Gomes Muniz (UENF) e Raquel França Freitas (UENF)

b) Estratégias para a aprendizagem de leitura em língua inglesa”Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF), Clodoaldo Sanches Fófano (UENF), Lucas Capita Quarto (UENF), Vyvian França Souza Gomes Muniz (UENF) e Raquel França Freitas (UENF)

c) A Importância da Curricularizaçao da extensão no processo de formação discenteJoão Batista da Silva Santos (UENF), Jaqueline Maria de Almeida (UENF), Liz Daiana Tito Azeredo (UENF) e Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF)

d) Crenças disfuncionais de familiares de adictos a álcool em tratamento”Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF), Larissa de Paula Ferreira (UENF), Raquel Veggi Moura (UENF), Rosalee dos Santos Crespo Istoe (UENF) e Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF)

e) “A educação na dificuldade de aprendizagem” – Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF), Andréa Leonardo de Freitas Pereira (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF) e Larissa de Paula Ferreira (UENF)


Das 15h às 17h, do dia 4/04/2019

SALA 3

Grupo de Comunicações 12

(Sob a coordenação da Profª Mª Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias)

a) O uso da tecnologia no processo de alfabetização de um autista: estudo de caso”Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF) e Danielle Rodrigues Miranda Sales (UNESA)

b) A contribuição de vídeos pedagógicos para a ampliação de vocabulário de um adolescente autista: estudo de caso”Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Danielle Rodrigues Miranda Sales (UENF) e Manuela Gomes Rangel de Paula (UNESA)

c) Os fatores positivos e negativos que influenciam o ensino de biologiaAline Peixoto Vilaça Dias (UENF), João Batista da Silva Santos (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

d) O conceito de rizoma e os estudos filológicos na contemporaneidade: possíveis contribuições do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari” – Tereza Cristina Damásio Cerqueira (UFBA)

e) Estratégias discursivas de pedintes e vendedores em ônibus” – Marcello Riella Benites (UENF), Sérgio Arruda de Moura (UENF) e Adriana Corrêa Porto (UENF)

 

Das 17h às 18h, do dia 4/04/2019

ANFITEATRO

SESSÃO DE PÔSTERES E LANÇAMENTO DE LIVROS

PÔSTERES

(Sob a coordenação da Profª Drª Renata da Silva de Barcellos)

Pôster 01Moodle: uma revisão de mapeamento sistemático com auxílio do R e da biblioteca bibliometrix”Cristiano Manhães de Oliveira (UENF) e Edson Terra Azevedo Filho (UENF)


Pôster 02Utilização do ava Moodle e suas contribuições no processo de ensino–aprendizagem: um relato de experiência da plataforma em uma disciplina de ciências humanas voltada à saúde” – José Carlos Chaguri Júnior (UENF) e Marcelo David Siliprande (UENF)

Pôster 03Autoestima alimentada por “likes”: uma análise sobre a influência da indústria cultural na busca pela beleza e o protagonismo da imagem nas redes sociais” – Priscila Barbosa Brunelli (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF) e Pauline Aparecida Ildefonso Ferreira da Silva (UENF



SESSÃO DE LANÇAMENTOS E AUTÓGRAFOS DE LIVROS

(Sob a coordenação do Prof. Dr. José Pereira da Silva)

a) BARCELLOS, Renata da Silva de. Barcellos em prosa e verso com participação de Lucien Gilbert. Rio de Janeiro: Autografia, 2018.

b) BOTELHO, José Mario. Pequeno dicionário de latim-português. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

c) MAROUZEAU, Jules. A ordem das palavras em latim. Tradução de José Mario Botelho. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

d) MOITINHA, Márcio Luiz. Gramática latina. 2. ed. São Gonçalo: Edição do autor, 2017.

e) SILVA. José Pereira da. Para uma toponímia de Dom Cavati (MG). Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

f) ______ (Org.). A herança de Ferdinand de Saussure. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

g) ______. (Org.). A sociolinguística: trabalhos de linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

h) WIEDEMAR, Marcos Luiz. Estudos linguísticos contemporâneos: questões e tendências. Rio de Janeiro: Autografia, 2019.




Das 18h às 19h, do dia 4/04/2019

ANFITEATRO

Quarta Palestra (Encerramento)

(Sob a coordenação do Prof. Dr. José Mario Botelho)

“A terminologia como base para um dicionário linguístico-gramatical” Prof. Dr. José Pereira da Silva (UERJ)




Das 19h às 20h, do dia 4/04/2018

ANFITEATRO

SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Com um coffee break e música ao vivo.