APRESENTAÇÃO

 

Há seis anos o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos vem mantendo o compromisso de publicar previamente os textos completos de seus eventos remetidos com a suficiente antecedência.[1]

Neste XI CNLF, visto que foram enviados muitos textos, não poderemos publicar todos os textos em um só tomo, porque ficaria muito volumoso e desfalcaria ainda mais os minguados cofres do CiFEFiL.

Neste volume vão dezesseis trabalhos dos dezesseis autores abaixo relacionados em ordem alfabética e com a indicação das páginas em que se encontram seus trabalhos[2]: Ana Célia Clementino Moura (142-156), Arlete Inês Ribeiro Rubini (128-136), Cleide Emília Faye Pedrosa (87-97), Diléa Pires (37-40), Edina Panichi (50-54), Edson Sendin Magalhães (157-178 e 179-197), Fabiana da Costa Ferraz Patueli (137-141), Gisele Batista da Silva (41-49), Ivana Maria Dias Oliveira (87-97), José Teixeira Neto (55-66), Luciane Manera Magalhães (98-108), María Josefina Israel Semino de López (67-96), Maria Lívia Mexias Siebiger (109-116), Mônica de Souza Serafim (117-127), Reinaldo Aparecido dos Santos (09-26) e Sirio Lopez Velasco (27-36).

Nos volumes que serão publicados posteriormente, poderemos reuni-los com maior especificidade temática, como pode ser observado nos volumes publicados nas edições anteriores de nosso congresso.

Estamos aguardando mais alguns textos para tentarmos organizar um segundo volume de textos de “Primeiros Trabalhos”, porque não podemos também publicar um volume com um número insignificante de contribuições.

Aproveitamos a oportunidade para parabenizar os autores que antecipadamente mandaram os seus trabalhos, premiando-os com a publicação antecipada, apesar das conseqüências naturais de qualquer atividade feita apressadamente.

Pode-se observar que alguns colegas desrespeitaram parcialmente as normas estabelecidas nas instruções amplamente divulgadas na página virtual do congresso, e, mesmo assim foram publicados os seus trabalhos, numa demonstração de tolerância por parte da organização deste evento.

Pede-se, entretanto, que não reincidam nesta falha porque ninguém pode continuar a ser tolerante em relação a normas estabelecidas para um grupo; inclusive porque podem ser motivos de reclamações daqueles que não foram contemplados nos limites dessa tolerância.

Grato por continuar à frente dos trabalhos do CiFEFiL e das causas lingüísticas e filológicas brasileiras, não poderia deixar de lhe pedir que nos apresente suas proveitosas e sempre bem-vindas sugestões, que serão aproveitadas para a correção e aperfeiçoamento dos trabalhos que esperamos continuar desenvolvendo.

 

Rio de Janeiro, julho de 2007.


 

[1] No caso do Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, que ocorre na última semana de agosto, os textos devem ser enviados até o final do mês de junho.

[2] Não conseguimos estabelecer um critério para organizá-los tematicamente, fazendo-o por ordem alfabética dos títulos, conforme pode ser visto no SUMÁRIO.