A compreensão leitora nos cursos de E/LE a distância: elemento essencial ou acessório?

Rita de Cássia Rodrigues Oliveira (UERJ)
Cristina Junger (UERJ)

 

Neste trabalho, buscamos analisar criticamente as propostas didático-pedagógicas e programas de cursos de E/LE na modalidade a distância (EaD), evidenciando as conclusões parciais desenvolvidas ao longo do projeto "Compreensão Leitora e ensino a distância: procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental". Este estudo pretende colaborar para a ampliação das dicussões sobre a leitura no âmbito da língua espanhola, visto que estas são bastante reduzidas, como afirmam Oliveira; Pinto (2006), Carvalho (2003) E Junger (2000).

Entendemos que a leitura é o elemento chave na EaD, possibilitando a auto-aprendizagem preconizada nos documentos oficiais. Se o leitor é bem preparado, poderá assumir o controle de sua aprendizagem e exercer um papel ativo (Almeida: 2003). Apesar disso, análises iniciais mostram que a compreensão leitora não é considerada um pré-requisito para o aluno que ingressa em um curso de E/LE  a distância.