A construção do ethos nacional brasileiro
em livros didáticos de PBE
Lygia Maria Gonçalves Trouche (UFF)
Esta
comunicação tem
como
objetivo
discutir
alguns
aspectos da
relação
língua e
identidade nacional em livros didáticos de PBE, desvendando as
filiações de
sentido
entre vários textos(verbais e não-verbais) sugeridos para o trabalho pedagógico e que tecem as
bases das
interpretações
sobre a
língua do Brasil e
sua
vinculação ao modo de ser brasileiro. Isto é, na construção do ethos nacional brasileiro.
Se pensarmos
em
termos da
Análise do
Discurso, poderemos
buscar,
através da interdiscursividade –
relação de
um
discurso
com
outros –,
entender no
jogo
sutil da
linguagem, os
sentidos
que
vão sendo construídos, a
partir da
instância de
enunciação
que,
como
lugar
social, confere
autoridade a esses textos
para promoverem uma
espécie de
ajuste entre língua, cultura e nação.