A Crítica Textual e A hora da estrela

Adriane Camara de Oliveira

 

Neste trabalho, abordaremos a importância da crítica textual como recurso a ser utilizado para realizar a edição de textos, em especial os literários, a fim de evitar possíveis deformações ocorridas após a sua primeira elaboração e publicação. Tais mudanças textuais, muitas vezes, alteram o sentido do texto desses autores, descaracterizando o texto concebido no momento de sua composição. Portanto, devemos recuperar o propósito inicial desses escritores, pois idealmente seus trabalhos deverão estar livres da intromissão externa – que não seja, claro, a interpretação do leitor.

Estaremos analisando a obra A hora da estrela, de Clarice Lispector, publicada pela editora Rocco, em comparação com a edição da editora Francisco Alves, a fim de exemplificar como pequenas alterações modificam o sentido do texto. Principalmente em se tratando de uma autora como Clarice Lispector, pois é sabido que seu estilo, muito original, realiza-se também na estrutura sintática de sua obra.

A preocupação do trabalho realizado, segundo os métodos da crítica textual, vai além da minúcia: significa a responsabilidade que se deve ter com o autor e sua obra, tendo como maior beneficiado o próprio leitor, que, desse modo, terá acesso a uma edição mais fiel à vontade do autor.

Por fim, neste trabalho não pretendemos apontar a edição mais “adequada”, apenas realizaremos uma comparação demonstrando diferenças entre os textos das duas edições.