A FILOLOGIA E O CÍRCULO FLUMINENSE
DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGÜÍSTICOS

José Pereira da Silva (UERJ)

 

Criado no dia 28 de setembro de 1994 por Emmanuel Macedo Tavares, Álvaro Alfredo Bragança Júnior, Ruy Magalhães de Araújo e José Pereira da Silva, cuja primeira reunião ocorreu na Faculdade de Letras da UFRJ, foi idealizado e dirigido em sua primeira fase pelo Prof. Dr. Emmanuel.

Logo no ano seguinte, foi criada a Revista Philologus, periódico quadrimestral, indexado com o  ISSN: 1413-6457, que está no seu 38° número.

Ainda nesse ano foi criada a Semana Nacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos, que tem ocorrido em instituições como a UVA, a BNRJ, a FL/UFRJ, o IL/UERJ, a FFP/UERJ, a SUAM, a USP e a UniverCidade

O Congresso Nacional de Lingüística e Filologia surgiu na FFP/UERJ em 1997, tendo passado pela FL/UFRJ antes de se tornar hóspede permanente há nove anos no IL/UERJ.

O portal FILOLOGIA.ORG.BR: www.filologia.org.br e a Jornada Nacional de Filologia, que é um evento destinado a divulgar a política da Filologia no Brasil e no Mundo, foram criados em 1998.

Em 2001 foi criado o Encontro Nacional com a Filologia, em convênio com a Academia Brasileira de Letras, que teve três edições. No mesmo ano os Cadernos do CNLF são indexados, assim como o Almanaque CiFEFiL anuário digital que reúne toda a produção do CiFEFiL.

A Medalha Isidoro de Sevilha de Destaque em Lingüística e Filologia foi criada em 2004, com a qual foram condecorados os professores Bruno Bassetto, Evanildo Bechara e João Bortolanza (em 2004); Emmanoel dos Santos, Flora Simonetti e Leodegário A. de Azevedo Filho (em 2005) e Uchôa, Margarida Basilio e Rosalvo do Valle (em 2006).