A FORÇA DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA

Ilana da Silva RebelloViegas (UFF)

 

O que há na linguagem publicitária que tanto atrai consumidores? De forma inconsciente, cada vez mais, somos influenciados pela linguagem da sedução: os produtos são usados por nós como meio de auto-expressão e nos reduzimos àquilo que a publicidade diz deles, abdicando da liberdade de decidir.

O estudo do texto publicitário mostra-se revelador de valores, aspectos culturais de um povo e modos de expressão de uma época. Cada vez mais somos expostos a milhares de anúncios, sejam eles veiculados na TV, no rádio, em painéis luminosos etc. Vender é o lema. Porém, como ser original diante de tantos concorrentes?

Dessa forma, este trabalho, baseado em textos publicitários extraídos da mídia impressa, pretende analisar alguns mecanismos utilizados por esse tipo de texto na construção de sentido – o desdobramento dos sujeitos, as estratégias de persuasão e o tipos discursivos: enunciativo, narrativo e argumentativo, com apoio nos pressupostos teóricos da Semiolingüística de Patrick Charaudeau (1992, 1995, 2001) e em estudos sobre publicidade realizados por diferentes autores.