A instituição familiar na sociedade carioca

Bruna Rafaele Souza da Silva (PUC-Rio)

 

O presente trabalho segue a linha de pesquisa sobre a identidade cultural e em particular, verificamos a existência da identidade cultural brasileira presente no discurso. A pesquisa tem como tema a relação existente entre família e grau de parentesco na sociedade brasileira. A investigação apresenta uma análise de corpus coletados através de entrevistas realizadas em 2006, com informantes moradores do Rio de Janeiro.

A pesquisa tem como foco o contraste entre teorias que apresentam uma relação com o tema ao ser abordado e o discurso dos informantes. Além disso, buscamos verificar se, de fato, há uma marca de afetividade no discurso de brasileiros, quando fazem seus relatos sobre a família e seus parentes.

A pesquisa busca detectar como a cultura brasileira é expressa no discurso dos cariocas, observando a escolha lexical e a afetividade relacionadas à instituição familiar. Tivemos como objetivo apresentar os traços de cultura brasileira no discurso produzido por jovens e adultos, pertencentes à sociedade do Rio de Janeiro e a opinião de diversos pesquisadores que trabalham com o assunto investigado neste trabalho.