A variabilidade do artigo definido
na fala de crianças
em fase de aquisição do Português Brasileiro

Patrícia Vargas Alencar

 

Nesta oportunidade, investigamos a trajetória aquisitiva do artigo definido diante de nomes próprios de pessoas, como nos exemplos: “Pedro saiu”/ “O Pedro saiu”. Ao analisar o percurso do artigo, buscamos verificar emergência e incorporação dos padrões que regulam a variação do artigo frente a N próprio no discurso da criança, de modo a confrontar a variação da fala infantil com os padrões de variação da fala dos adultos, com os quais interagiram nas amostras analisadas, para investigar até que ponto o discurso da criança reflete o input a que teve acesso.  Para tanto, baseamo-nos no arcabouço teórico-metodológico da Teoria da Variação de orientação Laboviana, bem como adotamos uma perspectiva teórica que parte do princípio de que a aquisição de L1 não é independente das situações de uso da língua. Conjugamos dois tipos de estudo da fala de crianças em fase de aquisição da linguagem: um estudo longitudinal (com 1 criança) e um estudo estratificado (com 10 crianças) subdividida em cinco pontos etários (1;6, 2;00, 2;6, 3;00 e 4;00). Analisamos a variação na fala dos adultos presentes nas situações interacionais consideradas usando os mesmos procedimentos para a análise da fala da criança. Os resultados de nossa análise puderam evidenciar que há uma expansão gradativa na fala infantil, conforme o avanço da faixa etária, das funções do artigo encontradas no discurso do adulto e que a hipótese da atuação do input é parcialmente confirmada uma vez que o continuum de expansão do artigo parece ser determinado também por fatores maturacionais.