Aspectos da identidade nacional
no Certificado de Proficiência
em Língua Portuguesa para Estrangeiros
[CELPE-Bras]

Patricia Maria Campos de Almeida (UFRJ)

 

A compreensão de que um bom usuário de uma língua estrangeira [LE] deve desenvolver um conjunto de competências parece ser, atualmente, na área de ensino/aprendizagem, de língua estrangeira, uma constante. A necessidade de se considerar, por exemplo, as competências gramatical, sociolingüística, discursiva e estratégica advém do fato de que o sucesso em uma comunicação real e intercultural não pode ser garantido apenas com base no conhecimento do sistema da língua. Desse modo, ganha também destaque o ensino de cultura. Na área de português como língua estrangeira, pode-se dizer que a discussão sobre cultura tem se voltado, com certa freqüência, para tópicos ligados à interculturalidade, ou contato entre culturas.

A informação cultural é, muito freqüentemente, veiculada em textos e imagens que compõem um determinado material. Tendo isso em vista, interessa-me identificar que imagem de Brasil e de sua gente é veiculada no Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros [CELPE-Bras]. Para este trabalho foram, então, selecionadas amostras do referido Certificado. A proposta é, portanto, analisar a visão de cultura subjacente, objetivando, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento da área de português para estrangeiros.