Credibilidade E Identificação
Estratégias Argumentativas
De Construção Discursiva

Sigrid Castro Gavazzi (UFF, Projeto CIAD, UFRJ)

 

Pretendemos observar como se constrói o contrato de comunicação (Charaudeau, 1996) entre um órgão institucional (Secretaria Municipal de Educação), de determinado município carioca, e   os professores a ela vinculados.  Como corpus, faremos uso de uma publicação cuja proposta se firma na explicitação de determinado Projeto recentemente implementado com os  professores municipais, vinculados a essa Secretaria. Como metodologia, propomo-nos a examinar as DECLARAÇÕES nele contidas, detendo-nos sobretudo naquelas que são assinadas por membros do Projeto: Professores-cursistas, Professores-implementadores, Assessora Lingüístico-Pedagógica e Membros da Secretaria, responsáveis pela publicação.  A seguir, tomando por prumo a tipologia argumental mais recorrente (Perelmann, 1996), verificaremos como se edifica a valorização das ações do referido órgão municipal no que se diz respeito aos objetivos propostos para o letramento de crianças de 1ª à 4ª série sob a égide do Projeto supracitado.  Tais estratégias, em seu conjunto, devem-nos fornecer um arcabouço argumentativo-persuasivo que justifique tanto o Projeto no nível educacional quanto no nível financeiro, (recursos humanos e materiais empregados). A partir daí, delineiam-se dois estatutos discursivos – o da credibilidade e o da identificação (Charaudeau, 2006) – sempre confirmados pelo (suposto) diálogo entre a Secretaria e seus professores no projeto de fala apresentado. Como hipótese, parte-se do pressuposto de que o texto analisado é didático-educativo na aparência, mas  sóciopolítico em sua essência, em sua intencionalidade discursiva.