Da teoria lingüística
à prática efetiva na sala de aula:
questões sobre o ensino de língua materna

Ana Maria Pires Novaes (UNISUAM, UNESA e ISERJ)

 

A análise dos fatos lingüísticos está fortemente marcada pela tradição e o modelo de gramática da Escola é o resultado de um processo que se perpetuou através dos séculos e se conserva até hoje. Para que possa ser desenvolvido um ensino de língua materna que habilite o aluno a se comunicar eficientemente, é necessário que o professor entenda que não há homogeneidade numa língua e que esta se realiza concretamente através das diferentes línguas funcionais, conforme orienta Eugenio Coseriu (1980). Se ensinar uma língua é ensinar a comunicar, a utilizar adequadamente as modalidades funcionais de uma língua histórica, a gramática precisa ser trabalhada na dimensão do uso, explorando-se a diversidade de estilos, a variedade de recursos lingüísticos e permitindo-se ao aluno refletir sobre as escolhas realizadas e sua relação com a produção de sentido. O objetivo deste trabalho está em descortinar a tradição gramatical e em apresentar o sentido da aplicação da teoria lingüística na sala de aula.