DIFERENÇAS NA ESCRITA DE MENINOS E MENINAS?
UM ESTUDO SOBRE GÊNERO E PROCESSOS

Juliana Jandre (UFRJ)

 

Estudos na área de sociolingüística apontam o fato de que homens e mulheres habitam “diferentes mundos” e que esta constatação transparece nas maneiras distintas como se expressam. Tannen (1995), por exemplo, afirma que mulheres preferem um discurso de intimidade e conexões, enquanto os homens optam por um que transpareça status e independência. Sob esta perspectiva, gênero pode ser um fator diferenciador de discurso. Tendo em vista estas considerações, o presente estudo verificou se há marcas diferenciadoras de gênero na produção de poemas ou parágrafos com tema livre escritos por alunos do sexto ano do Ensino Fundamental durante uma oficina de Conscientização Literária. Participaram da pesquisa 42 meninas e 53 meninos de uma escola particular da zona oeste do Rio de Janeiro. Para verificar se os participantes diferiam quanto à escolha do assunto, os temas de suas produções foram agrupados em categorias. Além disso, os textos elaborados pelos participantes foram submetidos à análise dos processos descritos por Halliday (1985). Os resultados apontam uma diferença quanto ao tema escolhido. Enquanto os meninos preferiram escrever sobre esportes, as meninas optaram pelo tema natureza. No entanto, a análise dos processos mostrou uma semelhança entre os grupos. Tanto meninos quanto meninas usam mais processos materiais, relacionais e mentais, nesta ordem. Conclui-se, portanto, que o pressuposto de que mulheres e homens divergem quanto ao discurso que utilizam deve ser posto em questionamento já que a questão parece ser mais complexa do que inicialmente proposta.