DRAMATURGIA BAIANA E CENSURA MILITAR: UM OLHAR SOBRE AS LEXIAS CENSURADAS DE CUNHO SÓCIO-POLÍTICO

Isabela Santos de Almeida (UNEB)
Rosa Borges dos Santos (UNEB/ UFBA)

 

A arte dramática, em sua capacidade de representar, no palco, os problemas que assolavam o país durante o período da ditadura militar, era considerada pelo governo uma maneira eficaz de veicular idéias que incidissem contra o status quo estabelecido pelo dito regime. Em represaria, a censura militar estabelecia ‘cortes’, retirando do espetáculo todos os elementos que parecessem contrários à ideologia dominante. O presente trabalho busca analisar os cortes de cunho sócio-político empreendidos no texto Em Tempo no palco, de F. Ribeiro Neto, que fora editado seguindo os pressupostos da Crítica Textual. A partir do estudo das lexias censuradas, buscou-se compreender a motivação para o veto, discutindo as relações entre as acepções das lexias e o contexto social, cultural e histórico do qual elas emergem.