Ensino, pesquisa e extensão
caminhos no Ensino Médio

Maria Cristina Giorgi (CEFET/RJ)

 

Na sociedade contemporânea, verifica-se, cada vez mais, um crescente interesse pela relação entre ciência e tecnologia nas atividades produtivas e nas relações sociais. A discussão sobre a produção acadêmica ocorre em um cenário internacional de transformações significativas no universo da pesquisa, que vem repercutindo no Brasil: a transposição da aplicação do conceito de produtividade válido para a produção de bens para a produção do trabalho científica acadêmico (Alvarez, 2000). Nesta apresentação, propomos uma reflexão de como se insere o professor de Ensino Médio na relação entre ensino, pesquisa e extensão, por acreditarmos que tal relação possibilite a realização não só da produção acadêmica como também das suas atividades de transmissão de conhecimentos, além de nos permitir compreender melhor como se instauram as relações entre professor / pesquisador. Em nosso quadro teórico buscamos atender a especificidades de propostas que consideram a produtividade de investigações voltadas para análises que relacionam linguagem e trabalho. Do ponto de vista teórico a linguagem é aqui compreendida como resultado de uma atividade humana, de um agir discursivo no mundo que nos situa, numa posição que confere especial destaque a contribuições interdisciplinares referentes ao mundo do trabalho (Schwartz, Lacoste, Nouroudine), à perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin), e à Análise do discurso de base enunciativa (Maingueneau).  Finalmente, para melhor entender como se estabelecem as relações de saber-poder dentro do contexto de nossa pesquisa. recorremos a Foucault (1987, 1996).