Estereótipos:
visão limitada do comportamento cultural?

Larissa Santiago de Sousa (PUC-Rio e UNESA)

 

O presente estudo tem como objetivo analisar como as avaliações de cunho afetivo dos alunos de Português como língua estrangeira podem criar estereótipos tanto positivos quanto negativos em relação a uma cultura, no caso, a brasileira. O trabalho mostra, ainda, como os estrangeiros vêem a cultura alvo (brasileira) através de suas expressões emotivas.

Cabe destacar que a pesquisa sobre os estereótipos construídos por estrangeiros é imprescindível para o processo de aquisição, quer no contexto de aquisição espontânea, quer no contexto de sala de aula (processo de ensino-aprendizagem) do Português como L2-LE, já que estamos preocupados com a maneira como esses indivíduos estabelecerão a comunicação intercultural.

Entende-se, dessa forma, que apresentar as generalizações culturais sobre uma determinada cultura podem ajudar na competência intercultural; no entanto, devemos estar atentos para o fato de que os aprendizes, de modo geral, possuem suas próprias crenças, preconceitos, valores e ainda estereótipos já construídos. Por isso, a sala de aula e o contato com os brasileiros serão fundamentais para que os alunos estrangeiros possam refletir e mesmo confirmar suas opiniões acerca da língua/cultura que está sendo aprendida, ou mesmo imersos.