ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
MARCAS EVIDENCIADAS
NOS RECONTOS DE HISTÓRIAS INFANTIS

Meire Virginia Cabral Gondim (UFC e UECE)

 

Esse artigo é fruto de uma pesquisa de Mestrado em Educação (UFC) que apresentou como principal objetivo investigar o papel da Literatura Infantil na produção de recontos orais em ambiente escolar, produzidos por 15 alunos de uma 4ªsérie. Para esse objetivo, inserimos as aulas de Língua Portuguesa quatro atividades com as crianças: recontação de uma narrativa conhecida pelo aluno; leitura individual da história; recontação da narrativa recém-lida; e, em média, quatro meses depois, recontação da mesma história. Nosso corpus apresentou 45 textos, coletados em três momentos - 1ª, 2ª e 3ª recontação. Compreendemos como recontação, uma modalidade de produção de texto, podendo ser oral ou escrita, em que a criança reconta uma história, retomando o seu conteúdo, forma de organização, elementos textuais. Nossa análise objetivou evidenciar que, o trabalho com a oralidade na escola contribuiu para a construção de estratégias de produção que também se mostram presentes na modalidade escrita, mas que são ocultadas no momento de revisão. Dessa forma, as crianças construíram uma representação mental da história e organizaram essa representação oralmente, fazendo uso de recursos e de estratégias lingüísticas e discursivas como as repetições, as correções, as sintetizações, os marcadores conversacionais, os conectivos de ligação. Também, no contexto enunciativo de produção, os alunos não se limitaram, no momento de reconstrução da narrativa, às informações da superfície textual, mas contracenaram seus conhecimentos de mundo, elementos de sua cultura e produções resultantes de inferências construídas durante a leitura.