Gênero notícia, direitos dos homossexuais,
discursos constituintes
e lugar social da igreja
considerações

Baltasar Pena Abal (UERJ)

 

Dentre as inúmeras formas de produção, difusão e consumo, a mídia ocupa um lugar importante como produtora de verdade e de poder (Bueno, 1996) ao mesmo tempo em que, socializa junto ao grande público informações a respeito dos mais diversos assuntos.

A imprensa, em particular a escrita e veiculada por meio de jornais eletrônicos diários, tem uma especial relevância na socialização de certos elementos de uma dada área de conhecimento e o modo como apresenta a informação contribui para a formação de opinião.

Neste contexto, e particularmente no caso das notícias dos jornais espanhóis El País e El Mundo que tratam o tema da tramitação da lei de casamento homossexual, o jornalista traz para a notícia as vozes de sujeitos que falam em nome da religião, da ciência, da filosofia, o qual lhes confere autoridade, já que os discursos constituintes (Maingueneau, 2000) dão sentido aos atos da coletividade e são garantia de múltiplos outros discursos. Acrescente-se ao dito, o fato de estarem destinados a servir de norma e de garantia aos comportamentos de uma coletividade, a delimitar o lugar comum das palavras que ai podem circular. Desta forma, esta comunicação tem como objetivo apresentar considerações sobre o gênero notícia veiculado por meio de jornais eletrônicos e os discursos constituintes utilizados pelas vozes pertencentes ao lugar social Igreja nas suas argumentações contra a aprovação do casamento homossexual na Espanha.