Leitura e atividade não presencial
de ensino-aprendizagem de E/LE:
discussão de um piloto de pesquisa

Nívea Guimarães Doria (UERJ)
Cristina Vergnano Junger (UERJ)

 

Ao longo dos últimos anos, vimos trabalhando com a compreensão leitora de alunos universitários de Espanhol/Língua Estrangeira, pesquisando o papel da leitura nas instituições de Ensino Superior do estado do Rio de Janeiro, que oferecem habilitação em língua espanhola. Mais recentemente, voltamo-nos para pesquisar como se dá a compreensão leitora em E/LE através de um recurso não-presencial: o fórum on line para turmas universitárias de ensino presencial. No piloto da presente investigação, trabalhamos com alunos de uma IES particular do município do Rio de Janeiro, com um grupo que estuda compreensão leitora em mais de uma disciplina. Em “tópicos do fórum”, apresentamos textos teóricos sobre compreensão leitora e exercícios sobre as leituras realisadas, dando liberdade aos alunos inscritos para usar as demais seções disponíveis. Nossa análise está voltada para as discussões sobre as leituras dos textos (atividade de meta-leitura), as respostas aos exercícios propostos e as dúvidas que os alunos apresentam e tentam solucionar nos “tópicos do fórum”. Consideramos, também, para efeito de discussão do processo leitor algumas aulas observadas.

Esta comunicação, portanto, contempla a apresentação dos resultados do piloto de nossa pesquisa e as discussões sobre suas implicações para o processo investigativo em curso.