Língua e identidade
em igrejas evangélicas em Nova Iorque

Dr. Christian Muench[1]

 

Nos últimos anos, a nova e diversa migração latino-americana aos Estados Unidos marca uma forte presença nas igrejas da cidade de Nova Iorque. Mantendo um forte laço entre a cultura de seus países de origem, seus ritos religiosos e suas formas de falar, muitas das tradicionais igrejas católicas não chegam a integrar a diversidade cultural dos novos migrantes latino-americanos, apesar do uso de uma língua comum: o espanhol. Há sido nesta situação que as igrejas evangélicas ultimamente vem tendo crescente sucesso na comunidade migrante latino americana.

A partir de uma recente investigação empírica em Nova Iorque, será apresentada uma análise sociolingüística das práticas religiosas e das relações sociais dentro de uma comunidade evangélica no bairro de Bronx, em Nova Iorque. Será demonstrado como dentro de una comunidade de migrantes provenientes de todas as partes de América Latina, os dialetos do espanhol deixam sua função de símbolo de identidade de cada grupo, e como dentro do mundo religioso a língua espanhola chega a converter-se na base de uma nova identidade, centrada no seu uso e transpassando as fronteiras sociais entre antigos e novos migrantes latino-americanos.


 

[1] Johann Wolfgang Goethe-Universitaet Frankfurt am Main Institut fuer Romanische Sprachen und Literaturen Grueneburgplatz 1 D-60629 Frankfurt am Main Alemanha