Linguagem e trabalho
um olhar perspectivo
sobre a seleção de professores

Fabio Sampaio de Almeida (UERJ)
Maria Cristina Giorgi (CEFET/RJ)

 

Atualmente muito se tem discutido a respeito da qualidade do profissional professor da rede pública de ensino, no entanto poucos ainda são os estudos sobre os mecanismos que o selecionam. O objetivo desta apresentação é refletir sobre o processo de seleção de docentes enquanto prática social que autoriza o profissional professor a exercer sua atividade em uma escola publica da rede oficial. A partir do desenvolvimento de pesquisas que tomam como objeto de estudo as práticas de linguagem em sua relação com estudos sobre trabalho, buscamos refletir possíveis contribuições que tal perspectiva pode trazer à reflexão acerca do lugar do profissional professor e de sua formação em nossa sociedade. Tomamos como pontos fundamentais a definição das noções de trabalho e competência, desenvolvidas sob o ponto de vista da Ergologia (Schwartz, 1998), e de linguagem, na perspectiva dialógica de Bakhtin (2000). Dessa maneira, procuramos estabelecer um dialogo entre formação, seleção e trabalho docente.