LINGUAGEM, INTERAÇÃO E AFETO
O CONTEXTO LÚDICO DAS TROCAS VERBAIS
NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Meire Virginia Cabral Gondim (UFC e UECE)
meirevirginia@hotmail.com

 

Este artigo pretende realizar uma reflexão teórica sobre o papel da linguagem, do jogo e, sobretudo, das interações verbais no desenvolvimento da criança desde o seu nascimento. Esta reflexão articula-se a depoimentos de pessoas que convivem com crianças, e que foram questionadas, a partir de entrevistas semi-estruturadas,[1] gravadas em áudio e vídeo, sobre a importância que elas atribuem à linguagem na constituição e desenvolvimento da  criança. Os depoimentos foram colhidos em duas Instituições do Município de Fortaleza- Abrigo Tia Júlia e Maternidade-Escola Assis Chateaubriand-UFC.[2] A primeira apresenta um contexto em que as crianças, por motivos diversos, encontram-se privadas do convívio de seus pais biológicos, temporariamente ou aguardando adoção, fato que ocasiona a ausência de um ambiente interacional menos privilegiado. Na segunda, os pais estão presentes, em especial a mãe, que as acompanham mesmo em situações de risco (UTI).  Assim, extraímos depoimentos de pais, atendentes infantis e enfermeiras considerando-se a relevância da linguagem e de um contexto interativo para o desenvolvimento da criança.


 

[1] Consideramos entrevistas semi-estruturadas aquelas em que o pesquisador define previamente temas, mas é flexível na forma de abordá-los em função dos sujeitos entrevistados.

[2] As filmagens realizadas nas referidas instituições deram origem a um vídeo pedagógico, apresentado à Disciplina “Jogo e Linguagem: uma abordagem discursiva”, do Programa de Pós-Graduação em Educação-UFC. Semestre 2002.1, ministrada pela Professora Drª Fátima Vasconcelos.