NAS ROLDANAS DA GUERRA
UMA ANÁLISE LÉXICO-SEMÂNTICA
DA ENGENHARIA HAWAIANA

Vinicius Baião Vieira (UERJ)
Claudio Cezar Henriques (UERJ)

 

Este estudo visa trabalhar aspectos lexicais e semânticos na obra do compositor Humberto Gessinger, líder da banda Engenheiros do Hawaii. Um dos temas recorrentes na obra do grupo é a guerra, incluindo seus pressupostos, suas conseqüências e suas correlações. Em todos os álbuns tal temática se evidencia.

Esta pesquisa pretende, portanto, comprovar a multiplicidade de sentidos que um determinado campo lexical é capaz de produzir quando utilizado em diferentes contextos.  O objeto de estudo em questão é o campo lexical da guerra inserido em diferentes campos semânticos como recurso expressivo de construção textual.

Ao deslocar as palavras de seu universo natural para universos externos, o compositor reorganiza o esquema dos sentidos e cria novas significações para os signos lingüísticos. As sentenças em que tais palavras aparecem adquirem uma expressividade única, pois cada vocábulo deslocado leva em si uma representação portadora de aspectos históricos e ideológicos que enriquecem a mensagem cantada.

O trabalho contém, além de uma análise interpretativa das canções, um levantamento lexicográfico que mapeia as novas significações sugeridas pelo autor.