O ensino de espanhol nas escolas técnicas

Raabe Costa Alves (UERJ)
Iandra dos Santos (UERJ)

 

Este trabalho reúne relatos de professores de espanhol do ensino técnico do Rio de Janeiro, com o objetivo de analisar, nos discursos produzidos por esses docentes, saberes relacionados a seu exercício profissional nesse segmento. Buscamos, assim, refletir sobre o ensino de espanhol para esse público específico, além de contribuir para a construção de novos conhecimentos sobre processos de formação e prática docente de espanhol nas escolas técnicas. Temos como marco teórico os estudos da linguagem, a partir da perspectiva enunciativa, com ênfase nos conceitos de dialogismo e gêneros do discurso (Bakhtin, 1979) e de polifonia (Ducrot, 1987).  No que diz respeito ao dispositivo metodológico, consideramos os estudos sobre a entrevista em situação acadêmica (Daher, 1998; Rocha, Daher y Sant’anna, 2004), que nos orientam com relação à coleta e utilização das entrevistas. Na análise dos enunciados, refletimos sobre como os professores apresentam discursivamente sua experiência de trabalho no ensino de espanhol nas escolas técnicas. Dessa maneira, pretendemos contribuir para uma melhor compreensão da atual prática docente do idioma no Rio de Janeiro e de como a formação destes docentes influencia nisso.