Este
trabalho reúne relatos de
professores de
espanhol do
ensino
técnico do
Rio de
Janeiro,
com o
objetivo de
analisar,
nos
discursos produzidos
por
esses
docentes,
saberes relacionados a
seu
exercício
profissional nesse
segmento. Buscamos,
assim,
refletir
sobre o
ensino de
espanhol
para
esse
público
específico,
além de
contribuir
para a
construção de
novos
conhecimentos
sobre
processos de
formação e
prática
docente de
espanhol nas
escolas
técnicas. Temos
como
marco
teórico os
estudos da
linguagem, a
partir da
perspectiva enunciativa,
com
ênfase
nos
conceitos de dialogismo e
gêneros do
discurso (Bakhtin, 1979) e de
polifonia (Ducrot, 1987). No
que diz
respeito ao
dispositivo metodológico, consideramos os
estudos
sobre a
entrevista
em
situação
acadêmica (Daher, 1998; Rocha, Daher y Sant’anna, 2004),
que
nos orientam
com
relação à
coleta e
utilização das
entrevistas. Na
análise dos
enunciados, refletimos
sobre
como os
professores apresentam discursivamente
sua
experiência de
trabalho no
ensino de
espanhol nas
escolas
técnicas. Dessa
maneira, pretendemos
contribuir
para uma
melhor
compreensão da
atual
prática
docente do
idioma no
Rio de
Janeiro e de
como a
formação destes
docentes influencia nisso.