O Professor e as Novas Tecnologias
um olhar crítico e investigativo

Viviane M. de Menezes Guimarães (SME/R.J e UERJ
Cristina de Souza Vergnano Junger (UERJ)

 

No magistério da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, onde não se adotam livros para o ensino de língua estrangeira (L.E), a Internet surge como fonte alternativa para o professor conseguir textos da L.E com que trabalha. Facilidade de difusão dos textos nesse suporte, variedade de gêneros e fontes e acesso à diversidade de informação cultural são características do material aí obtido. Não adotar-se livro didático permite, por um lado recortes às vezes heterogêneos de vários livros e exercícios, mas, também, por outro, o surgimento de propostas autônomas de elaboração de material.  Outra questão que suscita reflexão é a descontextualização sofrida pela mudança de espaço, leitores-alvo e função do texto em LE retirado de sua fonte original, ao ser convertido em um objeto didático. Delimitamos, portanto, como o objeto principal de nossa investigação, o professor de espanhol como língua estrangeira (E/LE) e sua relação com essa nova fonte de material como recurso didático para suas aulas.

Nesta comunicação, propomos apresentar as primeiras impressões obtidas através de um questionário de sondagem passado a professores de E/L.E do Município do Rio de Janeiro. Esse visou à coleta de informações necessárias para delimitar os informantes da segunda etapa de nossa pesquisa, identificar o tipo de material que utilizam em suas aulas e averiguar que interesse lhes desperta a Internet como um recurso didático- pedagógico.