O uso do dicionário em sala da aula
uma proposta relacionada aos cursos
de extensão direcionados à terceira idade

Angela Marina Chaves Ferreira (UERJ)

 

Buscamos apresentar, através deste trabalho, possibilidades mais amplas de atividades que utilizam o dicionário de língua em sala de aula. Dessa forma, tomando por base a pesquisa da autora, trazemos uma proposta do que pode ser efetuado para a utilização mais estendida do dicionário como material de ensino-aprendizagem em sala da aula de língua estrangeira; aqui, a investigação está direcionada para cursos de extensão desenhados especificamente para atender à terceira idade (UnATI). Estamos baseados nos objetivos do curso de extensão focalizado, em reflexões de teóricos de educação sobre o trabalho com pessoas de 60 anos ou mais e em suportes teórico-metodológicos de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Os resultados apontam para um uso bastante prazeroso do dicionário de língua em aulas voltadas para a terceira idade, sem perder de vista o desenvolvimento do pensamento crítico do grupo e a eficácia do emprego da obra.