OS NEOLOGISMOS LEXICAIS
NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Aderlande Pereira Ferraz (UFMG)
O
neologismo,
elemento
resultante da
criação
lexical, a
nova
palavra,
não ocorre
apenas no
interior da
própria
língua.
Entre os
neologismos, cumpre
destacar os
elementos adotados,
isto é,
aqueles
cujo surgimento se deve ao
empréstimo
lingüístico. Na
língua portuguesa,
ambos os
recursos têm sido
amplamente
empregados, o
que se pode
observar
tanto
pela
perspectiva
diacrônica
quanto
pela sincrônica. Este trabalho procura discutir aspectos dos neologismos colhidos em língua portuguesa, especialmente utilizados na linguagem publicitária, numa aplicação ao desenvolvimento da competência lexical, no âmbito do ensino de língua portuguesa. A linguagem publicitária,
fortemente caracterizada
pela dinamicidade do
léxico, sente-se
permanentemente impulsionada a renovar-se,
não
apenas
para
nomear
mercadorias,
mas
sobretudo
por
tecer
enunciados
cheios de
apelos estilísticos e
persuasivos, tornando,
assim, a
criação de
neologismos
um
fator inevitável. O ensino de léxico nos níveis Fundamental e Médio, guardadas as poucas exceções, geralmente não tem ido muito além do estudo de palavras em sentenças isoladas, com a proposição de exercícios mecânicos de substituição de vocabulários, supostamente desconhecidos pelos alunos, por sinônimos ou antônimos isolados do texto, como se as palavras, por si sós, tivessem sentido absoluto independente do contexto em que se encontram inseridas. O que se reconhece nesta comunicação é a necessidade de se trabalhar com o léxico de forma integrada, possibilitando a ampliação da competência lexical do aluno, entendida aqui como a capacidade que este tem de compreender as palavras, sua estrutura e suas relações de sentido com outros itens lexicais constitutivos da língua.