Pesquisa sobre o perfil
do aluno do Licom /Espanhol:
uma ferramenta
para o planejamento do ensino

Ana Cristina dos Santos (UERJ)
Fabiana da Conceição dos Santos  (UERJ)
Simone de Almeida Luz (UERJ)

 

O projeto de Iniciação à Docência (ID) desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tem como objetivo o desenvolvimento e a utilização de metodologias inovadoras que venham a contribuir na qualidade da educação. A partir dessa premissa, o curso de extensão de língua espanhola, aberto à comunidade, denominado Línguas  para a Comunidade- Espanhol  (LICOM), módulo I (níveis I e II), desenvolvido pelo Setor de Espanhol do Instituto de Letras da UERJ, oferece aos alunos da Licenciatura em Língua Espanhola, a partir do terceiro período, a oportunidade de conhecer e participar das etapas da prática docente - planejamento, desenvolvimento de materiais e avaliação, ainda durante a sua formação, auxiliado pelo coordenador do curso. Um dos objetivos do projeto é a produção de pesquisa em cada etapa da prática docente.  O trabalho apresentado é o resultado de uma pesquisa quantitativa na etapa do planejamento. Duas bolsistas auxiliadas pela coordenadora do curso, elaboraram um questionário com o objetivo de traçar o perfil do aluno que ingressa no Licom- Espanhol e suas expectativas quanto ao curso. O resultado da pesquisa pretende propiciar uma reflexão sobre a confecção de um planejamento com objetivos e conteúdos previamente estabelecidos, para que não haja uma disfunção entre a realidade e as expectativas dos alunos e os objetivos conteúdos que estabelecem o corpo docente.