PROPOSTAS
PARA
UM
ENSINO PRAZEROSO
DE LÍNGUA PORTUGUESA
Maria Teresa Gonçalves Pereira (UERJ)
Os
professores se sentem, às
vezes, despreparados
para
ensinar aos
alunos
fatos da
língua
que,
aparentemente,
são
áridos e
complexos, de
difícil
compreensão,
não despertando
interesse e motivação.
Assim, propomos
alternativas de
abordagem no
que diz
respeito à
morfologia, à
sintaxe e ao
léxico
para
que
tal
ensino cumpra o
efetivo
papel de
fazer
chegar a
Língua Portuguesa aos
seus
usuários
sem quaisquer
rótulos
que a desabonem. Devem-se
destacar
suas
características de
criatividade e renovação
sem,
entretanto,
esquecer a
tradição
que, no
cômputo
geral, estabelece
sua
riqueza e
força. Ao
professor,
não importa o
nível
em
que lecione, cabe
estar
atento,
não
só ao
conteúdo e à
teoria
que
passa aos
alunos,
mas
como procede, buscando possibilidades de
transformar o
seu
ofício
em
saber e
arte, celebrando
sempre a
língua
materna.