PROVÉRBIOS E GRAMÁTICAS
DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA:
O CONTRIBUTO DE UM MESTRE SEISCENTISTA
DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA

Maria João Marçalo (Univ. de Évora)
Maria do Céu Fonseca (Univ. de Évora)

 

Pe. Bento Pereira S. J. (1605-1681) – Natural de Borba (Alentejo, Portugal) e professor de Retórica na Universidade de Évora até meados do século XVII, é considerado uma das figuras maiores da historiografia lingüística portuguesa, cuja intensa atividade se desenvolveu nas áreas da ortografia, lexicografia e gramática das línguas latina e portuguesa. Desta atividade dão notícia circunstanciada obras bibliográficas, estudos sobre a sua atividade pedagógica no Colégio do Espírito Santo em Évora e diversos trabalhos relativos à sua obra lexicográfica (sobretudo da autoria de Justino Mendes de Almeida e de Telmo Verdelho).

Os bem conhecidos dicionários Prosodia in Vocabularium Trilingue, Latinum, Lusitanicum et Hispanicum digesta (1634) e Thesouro da Lingua Portugueza (1647) tornaram-se obras de referência obrigatória na escolarização do latim e do português até 1759 (data em que foram proscritos das instâncias escolares pelo Marquês de Pombal) e converteram-se, simultaneamente, em símbolos do ensino jesuítico.

No âmbito do preceptorado jesuítico destacam-se ainda Florilegio dos modos de fallar e adagios lingoa portuguesa (Lisboa, 1655), que, com uma configuração próxima de um manual lexicográfico, seria uma obra de uso quotidiano no domínio da prática literária em latim e em língua portuguesa; e a obra Ars grammatica pro lingva lvsitana addiscenda (Lugduni, 1672), gramática da língua portuguesa escrita em latim e destinada ao ensino do português além-fronteiras da Europa.