Que isso! São seus olhos!
– lidando com elogios no português do brasil

Adriana L. do P. Rebello (PUC-Rio e UFF)
Jane dos Santos (PUC-Rio)

 

Ao lidar com elogios, o brasileiro reafirma a sua tendência em negociar faces (Brown e Levinson, 1987) no jogo interativo. Assim, podemos observar que a modéstia e a humildade são valores em geral apreciados na cultura brasileira. Se o conceito de ‘self-assertion’ (auto-afirmação) de Wierzbicka (1991) se aplica muito bem à cultura norte-americana, não é muito adequada à cultura brasileira, que valoriza o sentimentalismo, a auto-rejeição, o coletivismo e interdependência. Tal comportamento pode evidentemente repetir-se em outras culturas, como na japonesa, no entanto, pensando no aprendiz do português como segunda língua, consideramos relevante apresentar-lhe de que maneira o brasileiro lida com o elogio e como aspectos da nossa cultura se refletem nesse comportamento. Para esse trabalho, além dos autores já citados, consideramos as contribuições de Holmes (1995) no que se refere à conceituação do termo elogio e à aplicação das estratégias positivas de polidez na análise de nossos dados.