Recursos retóricos na construção
do interlocutor fictício das fábulas de Fedro

Carolina de Oliveira Barreto (UFJF)

 

A fábula, por ilustrar ou satirizar algum aspecto da vida social do homem, pode agregar em si algum ensinamento moral. Porém, nota-se que a leitura de textos da Antiguidade Clássica, como as fábulas de Fedro, gera um efeito moralizante nos leitores atuais, cujas interpretações se convergem em algum ponto. No entanto, não se pode esquecer da temporalidade da narrativa, pois foi direcionada para um determinado grupo social pertencente a um dado período histórico, ou seja, os leitores da época em que o texto foi escrito. No entrelaçamento dessas leituras, a atemporal e a temporal, tem-se configurada a figura do interlocutor fictício, construído pelo narrador/autor.

O fato da leitura das fábulas ter se mantido semelhante ao longo dos séculos, desperta um grande interesse e, por isso, o objetivo do trabalho proposto é tentar desvendar por meio de conceitos de retórica, as estratégias argumentativas do narrador/autor que demonstram a forma com a qual este conduz o entendimento do leitor a fim de gerar certo efeito persuasivo.