Redação de vestibular
o ensino desse gênero
nos manuais de gramática de ensino médio
Lucineide Lima de Paulo (SUAM, UFF)
Propomo-nos verificar como tem sido o ensino de produção textual em manuais de ensino médio: discutiremos se esse ensino está vinculado à realidade cotidiana do aluno, ou se desligado de suas práticas sociais. Nossa pesquisa se deterá em três tópicos principais:
· se há variedade de gêneros ou se o manual se restringe ao ensino de dissertação, narração e descrição;
· se os gêneros são bem caracterizados, com exemplos pertinentes ao aluno;
· se a elaboração da proposta de redação é adequada, com indicação de contexto situacional, possível interlocutor e intenção para o texto.
O ensino deveria centrar-se na formação de um leitor/ escritor competente. Contudo, a abordagem da produção de textos, que poderia ser um caminho para um estudo lingüístico ligado à realidade do aluno, é freqüentemente distante do cotidiano dele.
Grosso modo, observamos a prática descontextualizada em três dos sete manuais analisados. Não é possível, contudo, generalizar, pois podem ocorrer, no mesmo manual, propostas de redação adequadas e outras não tão apropriadas – tomando como critérios a indicação de situação contextual, de interlocutores e de intenção para o texto.
Verificamos que, dos livros consultados, cinco discutem adequadamente a variedade de gêneros – restando apenas dois presos à Tipologia de Base. Por vezes, o autor apresenta um gênero ligado à realidade do aluno, contudo, nas propostas, há uma tendência a se exigir a produção de textos dissertativos. Mesmo os livros com rica variedade de tipos textuais apresentam o texto dissertativo como um gênero, indicando detalhadamente como é sua elaboração.