Saberes escolares e saberes acadêmicos
o lugar da língua portuguesa
na educação básica

Leda Pires Corrêa (UFS)
Luiz Eduardo Oliveira (UFS)

 

Este trabalho pretende analisar a posição hegemônica assumida pela Língua Portuguesa com as novas diretrizes, parâmetros e orientações curriculares para a Educação Básica. Seu objetivo é avaliar até que ponto os professores da disciplina, ao receberem influxos oriundos das Ciências da Linguagem, isto é, de um saber elaborado fora da escola, nas instituições acadêmicas, vão servir a esse novo papel que lhes foi atribuído. A história das disciplinas escolares mostra que muitas vezes a instituição escolar, tendo sedimentado, e até mesmo inventado, uma prática do ensino de português voltada quase exclusivamente para os aspectos gramaticais, rejeita o que é estranho ao seu próprio funcionamento, colocando em questão muitos dos lugares comuns a seu respeito. Quase uma década depois da publicação daquelas diretrizes e dos PCN, tornou-se patente a necessidade de se repensar as reformas do ensino da Língua Portuguesa levando em conta não somente os avanços ou transformações do saber acadêmico, com a entrada incisiva dos estudos lingüísticos, mas também o papel da escola em todo esse processo, bem como de seus principais agentes: os professores.