Trabalho do professor:
a construção de imagens discursivas
em dicas da internet

Charlene Cidrini Ferreira (UERJ)

 

O desenvolvimento da Internet indica que um grande número de pessoas, a todo instante, tem acesso aos discursos em circulação na rede. Juntamente com a chegada das novas tecnologias, observamos a proliferação de sites que buscam aprimorar diversas atividades profissionais através de dicas que oferecem de maneira “imediata” o segredo do sucesso. Assim, esta comunicação se propõe a analisar dicas direcionadas ao professor retiradas da rede, para verificar que imagem(ns) discursiva(s) do trabalho desse profissional está(ão) sendo construída(s). O site selecionado foi o Profissão Mestre, que, como se apresenta, “é especialmente voltado para os profissionais de Educação”. O enfoque teórico está centrado num possível diálogo entre estudos do trabalho desenvolvidos por Schwartz (1997) e Daniellou (2002) e a perspectiva discursiva (Maingueneau, 1989, 2001). Verificando que, muitas vezes, a orientação das dicas ao professor do que fazer se manifesta a partir de enunciados negativos contrários a pontos de vista de “um outro”, baseamos nossa análise no não polêmico, definido por Ducrot (1987), ao esboçar sua teoria polifônica da enunciação. Os resultados apontam para um embate de posicionamentos em relação ao trabalho do professor, determinado pelo que é “bom” ou “ruim” na polarização dos pontos de vista. O ponto de vista “bom” é o adotado pelos enunciados marcados pelo “não”. Ou seja, a imagem de professor que se quer construir tem origem na voz que nega os pontos de vista adotados pelo enunciador das afirmativas subjacentes, pois estas, segundo o site, são exatamente aquilo de que a prática docente deveria se afastar.