Trabalho docente
e produção de subjetividade:
ressonâncias de
um mural da sala de professores

Bruno Deusdará (SEE-RJ/UERJ)

 

Nesta apresentação, pretendemos discutir modos de produção / circulação de sentidos do trabalho docente. A demanda para uma investigação a partir de tais questões se origina no cotidiano de profissionais de Educação angustiados com uma rotina de trabalho se prolonga por uma série de outras atividades que extrapolam as interações professor(a)/aluno(a), na sala de aula. Em nossa trajetória de pesquisa, recorremos à pesquisa de campo como dispositivo de co-construção de saberes entre pesquisador e o(a)s trabalhador(e/a)s. Optamos pela sala de professores de uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro, como espaço de nossas observações. Notamos ainda o papel importante que o mural da sala de professores exerce em tal contexto. No mural não só se “informam” questões que se supõem importantes, como também se propõem discussões. A partir da relação entre gênero do discurso e suporte, tem sido possível discutir de que modo diferentes vozes presentes no mural da sala de professores são autorizadas a falar aos professores em situação de trabalho. Além disso, temos podido debater que relações de poder/saber (Foucault, 2004) essas vozes autorizadas têm constituído na construção de imagens do trabalho docente. Com efeito, tal opção teórica tem nos permitido compreender o mural, do ponto de vista enunciativo, não como mero reflexo das interações ocorridas, mas como produtor de saberes e, assim, de imagens discursivas do trabalho docente.