Uma análise dos aspectos afetivos
no aprendizado de línguas estrangeiras
Fernanda Vieira da Rocha Silveira (UFF)
Este pôster objetiva tratar da questão da ansiedade de língua estrangeira ( foreign language anxety), abordada na minha pesquisa de mestrado em andamento entitulada “Um estudo sobre os aspectos afetivos no aprendizado do inglês como língua estrangeira”. A pesquisa busca analisar se através de intervenções, os aprendizes participantes reconstruirão suas identidades no sentido de tornarem-se capazes de controlar os efeitos negativos da ansiedade de língua estrangeira, reconstruindo crenças e atitudes favoráveis em relação ao aprendizado de Les.
A fundamentação teórica dessa pesquisa baseia-se no conceito de ansiedade de língua estrangeira aprimorado por Horwitz , Gardner , MacIntyre e suas implicações, englobando os conceitos de crenças (Wenden, 1987 e Horwitz ,1985) e identidade (Signorini).
A metodologia usada será a pesquisa – ação, dividida em ciclos, durante os quais os cinco aprendizes participantes discutirão e refletirão sobre suas crenças e serão expostos a diversos tipos de intervenções, tais como dinâmicas de grupo e exercícios humanistas, que serão gravados em áudio, transcritos e analisados. Será uma pesquisa colaborativa, já que os professores destes aprendizes relatarão se há ou não mudança de comportamento em sala de aula ao final de cada ciclo. A seleção dos participantes utilizou como instrumento o questionário desenvolvido por Horwitz ( Foreign Language Classroom Anxiety Scale). O BALLI (Beliefs About Language Learning Inventory) também será discutido durante as intervenções.