USOS DA CONSTRUÇÃO MOVIMENTO CAUSADO
OLHA
EM CONVERSA

Sandra Bernardo (UERJ / PUC-Rio)

 

Venho analisando a expressão olha , empregada com sentido de prestar atenção, como uma construção de movimento causado presumido, devido ao papel que desempenha na construção conjunta do discurso conversacional, sinalizando novos (sub) tópicos/ referentes. Esse uso seria estruturado pelas metáforas COMPREENDER É VER, IDÉIAS SÃO OBJETOS e DISCURSOS SÃO FONTES DE LUZ (Lakoff & Johnson 2002).

Além desse emprego, também encontrei olha com sentido prototípico de fixar os olhos e casos limítrofes, em que o falante usa tal forma para sinalizar um objeto e, ao mesmo tempo, defender uma posição sobre o referido objeto. Nessa comunicação, apresentarei reflexões acerca da possibilidade da diferença entre tais construções ser estabelecida a partir do primeiro corolário do princípio da não‑sinonímia (Goldberg, 1995: 67), segundo o qual construções semelhantes semanticamente devem ser distintas pragmaticamente.

As ocorrências estudadas foram extraídas do Banco de Dados Interacionais (BDI), volume organizado por Roncarati (1996), que reúne transcrições de conversas casuais gravadas em 1989 e 1990.