0.
Apresentação
José Pereira da Silva
1.
A importância de estudar o latim para
o aprendizado da sintaxe da língua portuguesa pelos discentes de Letras da
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC-BA
Francisco Moreira Luna Neto
2.
A música como ponto de articulação
entre a história da língua e a do povo
Marilza Maia S. Paiva
3.
A representação do professor no
memorial de formação: categorias emergentes no discurso dos alunos do 3º ano do
curso de Letras
Dalva Regina Molz Pereira, Thiago Pereira da Silva e Arlete Inês
Ribeiro Rubini
4.
A utilização morfológica do
falante-escritor autóctone
Marcos Candido da Silva
5.
Alfabetização: algumas anotações
sobre os processos de aprender a ler e escrever na infância
Jacqueline de Fátima dos Santos Morais
6.
Avaliação educacional e língua
portuguesa
Claudia Moura da Rocha
7.
Língua portuguesa no século XXI: um
olhar preliminar para a escrita na era da Internet
Nataniel dos Santos Gomes
8.
Novos paradigmas nos cursos de Letras
e a formação do professor de Língua Portuguesa
Cláudio Luiz Abreu Fonseca
9.
Por que ensinar língua portuguesa
a falantes nativos?
Rosane Santos Mauro Monnerat
10.
Uma experiência de trabalho com o
livro Comunicação em Prosa Moderna
Zinda Vasconcellos
11.
Variação e discurso e sua produtividade na
prática didática de português
Darcilia Simões |