| 
0-  
ApresentaçãoJosé Pereira da Silva
 
1.   
A Análise de abordagem e a formação do professor de línguas estrangeiras: uma 
alternativa à prática reflexivaAndré Luiz Santos da Silva
 
2.   
Aprender a escrever é aprender a pensarSimone Xavier de Lima
 
3.   
Gramática e reflexão: por um ensino crítico em prol da competência comunicativaKellen Cozine Martins e Marli Hermenegilda Pereira
 
4.   
Metodologias de pesquisa aplicadas ao contexto de ensino/aprendizagem de línguasMilene Bazarim
 
5.   
O culto à norma x o papel da escola: como fica 
o aluno nessa história?Luana Serafim Gomes
 
6.   
O lugar do conhecimento de mundo na aula de línguasRenata da Silva de Barcellos
 
7.   
O preconceito e o estereótipo: temas essenciais no ensino de língua estrangeiraAna Elizabeth Dreon de Albuquerque
 
8.   
O trabalho do professor de espanhol instrumental: incentivador da leitura ou 
reprodutor de estruturas gramaticais?Antonio Ferreira da Silva Júnior
 
9.   
Sempre aberto para balanço: contribuições do projeto Disque-Gramática da 
Universidade Estadual de LondrinaCristina Valéria Bulhões Simon
 
10.Uma análise 
dialógica e ergológica da atividade do professor de cursos livresLuciana Maria Almeida de Freitas
 |