A contribuição
dos estudos sociogeolingüísticos
para a escolha lexical na recepção
e  produção de textos orais e escritos

Márcia Regina Teixeira da Encarnação (USP)
maregi@usp.br
Adriana Cristina Cristianini  (USP, UNIBAN)
dricris@usp.br

 

 

Os estudos sociogeolingüísticos são imprescindíveis àqueles que estão envolvidos no processo educacional e comunicacional, pois buscam conhecer e registrar os diversos falares regionais. Visam a um conhecimento mais específico das variações lingüísticas e a uma aproximação com os integrantes dos variados grupos sociais para com eles estabelecer um diálogo, uma interação, ou apenas compreender melhor a causa dessas diferenças, resultantes de operações de forças sociais, envolvendo grupos étnicos, religiosos, educacionais, econômicos e outros.

O objetivo deste trabalho é esclarecer a necessidade de desenvolver no aluno as competências comunicativas para a interação social.  Segundo os PCNs, o estudo do léxico permite que os alunos ampliem suas opções de dizer e ainda, reflitam sobre a construção dos seus próprios textos e sobre os textos dos outros.

 Os professores de língua portuguesa devem promover a ampliação do repertório lexical do aluno pelo acréscimo de novas palavras de modo a permitir que o educando tenha conhecimento das várias possibilidades que existem e devem esclarecer que é natural, em todas as línguas, o fenômeno da variação e da mudança.