A educação na era digital:
formando leitores de E/LE
através do mundo virtual

Cristina Vergnano Junger (UERJ)
Francis C.Lima

francislimarj@yahoo.com.br

 

A formação de leitores deve ser uma preocupação de todos que se dedicam à docência. Costuma, porém, relacionar-se ao trabalho do alfabetizador, ou aos professores de língua materna. Isso pode dever-se a uma visão tradicional de leitura como decodificação, ou seja, como conhecimento e manejo de letras, sílabas, palavras e frases. No entanto, ler envolve vários aspectos que são ativados deste o primeiro contato com o texto, considerando aqui a visão sócio-interacional.

Pesquisas lingüísticas realizadas no Brasil têm reconhecido que o ensino de uma segunda língua possibilita inúmeros benefícios, fato este que é mencionado no próprio PCN de língua estrangeira. O desenvolvimento de estratégias e conhecimentos requeridos durante a leitura pode ser um deles.

No ensino de Espanhol na Educação Básica do Rio de Janeiro, não há a adoção obrigatória de livros didáticos, favorecendo a seleção e elaboração de exercícios pelos professores. Nesse sentido, o uso da Internet tem surgido como fonte para a coleta de materiais, já que ela apresenta uma variedade de textos, gêneros e atividades aplicáveis em sala de aula.

Pensando nesta situação, propomos observar abordagens de leitura para ensino de língua espanhola presentes nesse suporte, para discutir se a tendência presente beneficia ou prejudica a formação de leitores competentes. Em nossa pesquisa, objetivamos suscitar reflexões sobre a abordagem leitora em propostas de ensino-aprendizagem de E/LE, realizando um levantamento nos sites que oferecem materiais didáticos aos professores de Espanhol. Neste trabalho, apresentamos uma amostra do material encontrado e discussões sobre suas características e abordagem leitora adotada.